TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia

Exames: Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  2.755 Visualizações

Página 1 de 3

1.) Os movimentos sociais estão presentes em todos os lugares, inclusive em nossa região e Estado. Faça uma pesquisa sobre os principais movimentos sociais da atualidade em nosso estado e região e descreva como é sua atuação, como são vistos pela sociedade e quais resultados já obtiveram em suas lutas. (Uma dica importante é pesquisar junto aos sindicatos organizados, as Ong's e outras entidades. Você pode encontrar ativistas nas redes sociais como o facebook, por exemplo).

Movimentos Sociais em si se refere à ação coletiva de um grupo organizado que tem como objetivo alcançar mudanças sociais por meio do embate político, dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específico. Fazem parte dos movimentos sociais, os movimentos populares, sindicais e a organizações não governamentais. No Brasil os mais conhecidos atualmente são o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MSTS) e os movimentos em defesa dos índios, negros e das mulheres.

2.) Se você se optasse por aderir a luta em um movimento social, qual seria a causa (ou causas) que mais lhe chamam a atenção? Você se engajaria no movimento? Porque, na sua opinião, as pessoas preferem "dar milho aos pombos" do que lutar pelos seus direitos?

Hoje eu lutaria pelo movimento das mulheres justamente porque ainda somos discriminadas em certos empregos e algumas até excluídas da sociedade, por isso eu me engajaria sim. As pessoas preferem fazer isso, pois não tem coragem o suficiente para enfrentar de frente o problema por isso fica em redes sociais falando em soluções mais não tem coragem de ir as ruas.

3.) Por que o patriotismo brasileiro só se revela em época de Copa do Mundo?

Porque assim que no momento em que temos algum evento desse tipo, todos nós acabamos nos unindo e sendo falsamente os grandes defensores do nosso país, sendo que na verdade teríamos que fazer assembléias e reuniões com nossos governantes para lutarmos por algo melhor.

4.) O que é Civismo?

O termo civismo refere-se a atitudes e comportamentos que no dia-a-dia manifestam os cidadãos na defesa de certos valores e práticas assumidas como os deveres fundamentais para a vida coletiva, visando a preservar a sua harmonia e melhorar o bem-estar de todos. Mais especificamente, o civismo consiste no respeito aos valores, às instituições e às práticas especificamente políticas de um país.

5.) Civismo criado por Copa do Mundo é bom para o Brasil?

È e não é ao mesmo tempo, porque no momento de copa do mundo nos unimos e somos uma única só nação sem preconceitos e todos felizes, algo de deveríamos fazer mesmo quando não tem jogos de futebol, pois se fomos unidos e batalhadores do mesmo jeito que somos na coma com certeza teríamos uma qualidade de vida muito maior com mais educação e saúde por exemplo, ao debatermos com nossos presidentes e governadores.

Conclusão

Movimento social são deveres e obrigações que todos nós temos que participar e enfrenter no dia a dia. Cuidar das pessoas é uma forma de lutarmos por um mundo melhor, por exemplo, num mundo globalizado que nem hoje existem pessoas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com