TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia

Dissertações: Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2013  •  4.144 Palavras (17 Páginas)  •  632 Visualizações

Página 1 de 17

Questão 1:

O surgimento da Sociologia foi marcado por movimentos e revoluções responsáveis pelo surgimento da modernidade. Tais eventos, ao transformarem o cenário social, fizeram surgir diversos problemas que precisavam ser explicados e compreendidos pela razão humana. Assim, a Sociologia nasce, neste contexto, como uma tentativa de resposta, isto é, como uma ciência social que objetiva explicar a sociedade.

a)Disserte sobre o contexto histórico do surgimento da Sociologia relacionando-a aos movimentos e Revoluções citadas e explicando o porquê dessas terem determinado a transformação da sociedade do século XIX. (Entre 10 a 15 linhas). (Vale 1,5 pontos)

R: O surgimento da sociologia teve inicio com o período de dois movimentos; Renascimento e iluminismo.

O renascimento, tinha uma base. “O ideal do humanismo ( valorização do homem). Os humanistas questionavam os valores e a organização social e política da idade média. Nesse período teve dois fatores:

• A invenção de empresa;

• O período dos grades navegações.

Mas foi o iluminismo que conseguiu fazer maneira mais sistemática o questionamento das explicações do mundo. Ou seja tudo que acontecia no mundo deixou de ser explicado por meio divino e sim pelo uso da razão do homem.

O iluminismo apresentou as bases filosóficos de uma nova sociedade, que foi cosolidada partir de duas revoluções; Revolução francesa e revolução industrial.

Na revolução francesa foi onde o poder político que a burguesia alcançou por meio da revolução. A burguesia estava descontente com os impostos altos, mas o principal é que o poder político ao cabia a frança

Na revolução industrial foi o período em que emergiu a divisão social do trabalho e com isto o processo de desenvolvimento foi separados então surgiu novas formas de energia como o vapor.

A sociologia como saber cientifico responde as necessidades dos homens de seu tempo.

b) Pesquise na internet evidências (texto-reportagem, artigo ou figura, foto, charge, pintura, etc.) que confirmem algumas das consequências das revoluções industrial e francesa na atualidade e as reproduza em sua AD (cópia de figura, reportagem de meio eletrônico, colagem de figuras, etc). Relacione as evidências reproduzidas às revoluções estudadas, explicando como as evidências indicam a influência das revoluções supracitadas. (não esqueça de citar a fonte de sua pesquisa). (Vale 1,5 ponto)

A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E SUAS CONSEQUÊNCIAS

http://www.saber-digital.net/artigo/a-revolucao-industrial-e-suas-consequencias

A Revolução Industrial foi um fenômeno internacional, tendo acontecido de maneira gradativa, a partir de meados do séc. XVIII, tendo se destacado por ter sido um fenômeno que provocou, em curto período de tempo, mudanças profundas e radicais nos meios de produção humanos então conhecidos, afetando diretamente nos modelos econômicos e sociais de sobrevivência humana.

O modelo feudal - essencialmente agrário e que caracterizou o período medieval - começa a entrar em franca decadência, cedendo lugar, paulatinamente, ao modelo industrial: primeiramente, em nível local, regional, para, logo em seguida, dar início à Revolução Industrial que, como já mencionado, aconteceu, em larga escala, e em nível internacional.

A grande Revolução Industrial começou a acontecer a partir de 1760, na Inglaterra, no setor da indústria têxtil, a princípio, por uma razão relativamente fácil de entender: o rápido crescimento da população e a constante migração do homem do campo para as grandes cidades acabaram por provocar um excesso de mão-de-obra nas mesmas. Isto gerou um excesso de mão-de-obra disponível e barata - que permitiria a exploração e a expansão dos negócios que proporcionarão a acumulação de capital (Capitalismo) pela então burguesia emergente. Isto tudo, aliado ao avanço do desenvolvimento científico - principalmente com a invenção da máquina à vapor e de inúmeras outras inovações tecnológicas - proporcionou o início do fenômeno da industrialização mundial – ocorrido, como já foi comentado, primeiramente, na Inglaterra.

No século XVII, no ano de 1600, a população da Inglaterra passou de quatro milhões de habitantes para cerca de seis milhões; no século seguinte, no ano de 1700, a população já beirava os nove milhões de habitantes! Na Europa Continental, esse crescimento foi ainda mais rápido: na França, por exemplo, a população passou de 17 milhões, em 1700, para 26 milhões em 1800. O crescimento demográfico em tal escala gerou a demanda de uma forte expansão dos mercados consumidores para bens manufaturados, especialmente vestuários.

Na Inglaterra, outro fator importante no acontecimento do revolucionário industrial, foi que o consumo de tecidos de lã era muito maior que os de algodão. Os tecidos de algodão eram importados da índia, de modo que para proteger a indústria local de lã, o Parlamento inglês criou tarifas pesadas sobre as importações dos tecidos de algodão estrangeiros e, dessa forma, acabou por incentivar a industrialização dos tecidos de algodão na própria Inglaterra – que, com a medida, ficavam sem concorrentes.

Até meados do século XVIII (1760), a fiação tanto de lã como de algodão era feita manualmente em equipamentos toscos chamados rocas, rocadoras, de baixíssimo rendimento. A partir de 1764, James Hargreaves inventou e introduziu no mercado a sua famosa máquina “Spinning Jenny”, que consistia numa máquina de fiar que multiplicou a produção em 24 vezes em relação ao rendimento das antigas rocas.

Logo em seguida, o mesmo inventor colocava à disposição do mercado tinha uma nova invenção: a lançadeira volante “Fly-Schepel”. A combinação desse processo de tecelagem com a fiação das “Spinning Jenny” produziu uma verdadeira revolução, que seria completada com a invenção do Bastidor Hidráulico, por Richard Arkwright, que tornou possível a produção intensiva das tramas longitudinais e latitudinais – invento otimizado pela invenção da chamada Mula Fiadora (Spinning Mule), inventada, em 1789, por Samuel Cropton: uma combinação da Spinning Jenny de James Hargreaves com o Bastidor Hidráulico de Richard Arkwright.

Com esses novos processadores mecânicos, a produção aumentou de 200 a 300 vezes em comparação com o que era produzido antes, considerando-se um mesmo período de tempo. Ademais, também foram observadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com