TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia

Artigos Científicos: Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  826 Palavras (4 Páginas)  •  2.124 Visualizações

Página 1 de 4

caso1 ? Justiça tem numa das mãos a balança, em que pesa o direito, e na outra levanta uma espada,

...Fazendo cm q elas se comuniquem melhor p chegarem a uma resolução, sempre cm ajuda do conciliador

Conciliador n escolhe ele sugere solução, soluciona conflito

Mediador n propõe nem interfere é especialista

Arbitragem é mais rápido/ somente sobre direito empresarial/ tem q haver sigilo/ ser neutro

CASO 2 No dia 7 de dezembro do ano passado, instalou-se na Justiça da Bahia o maior litígio empresarial

... arbitragem/ é mais rápida a solução/ por alguém especialista/ele emite uma sentença que tem a msm força a titulo executivo judicial q n cabe recurso exceto embargos e declaração/ é juiz de fato e de direito, imparcial e confidencial/ rapidez economia e dispensa nomeação de perito

QUESTÃO OBJETIVA: Uma vez aberto, o conflito poderá ser composto de diferentes formas. Se o poder judiciário for acionado para tal, que nome recebe essa composição e quais suas características:

... b) Jurídica: anterioridade, publicidade e universalidade

Caso 1

Milícias expulsam os traficantes de drogas e já controlam 92 favelas da cidade Publicada em 10/12/2006.... Resposta objetivamente justificada.

… Escola pluralista, esta compreende que todo o agrupamento pode atribuir nas normas, isso explica o efeito das milicias

2- Do ponto de vista sociológico, não se discute mais a existência de copioso material que pode ser classificado como "normas jurídicas" e que não provém dos órgãos estatais cuja função seja a edição de leis. O Direito que emana das associações, criando obrigações e deveres intragrupais, é disso um exemplo marcante. Outro é o conjunto de regras das organizações sindicais, paralelas às normas estatais, e que, como outras regras de Direito, não oriundas dos órgãos do Estado, possuem, por vezes, força coativa superior às que o são e prevalecem em casos de conflito.

... b) da Escola Pluralista

Caso Concreto 1 Voto Distrital divide opiniões na Assembleia de MS. 21/09/2011 13:06. Dirceu Martins.. A) O que seria o Voto Distrital Misto? B) Quais são as modalidades do voto distrital? Explique cada uma delas. C) Apresente críticas ao modelo plurinominal fechado.

...Sistema utilizado cm sucesso em vários países. Os estados são divididos em regiões e somente 1 parte dos candidatos é eleita por votação majoritária, sendo que a outra met h escolhida pelo sistema proporcional que por sua vez pode ser uninominal(cada partido escolhe seu candidato para escolha do eleitorado ou votação plurinominal( cada partido apresenta sua lista de candidatos)as listas podem ser fechadas ou abertas. Não há voto nominal somente na legenda

2 -Questão objetiva Em relação aos efeitos negativos produzidos pela eleição direta Analise as assertivas abaixo: I - O poder econômico pesando para este ou aquele candidato, financiando milionárias campanhas e comprando adesões seria uma das distorções encontradas em nossa sociedade; II ? A Fidelidade Partidária seria uma solução para diminuir distorções de uma eleição direta. Contudo, não possuímos lei ordinária que trate do assunto; III ? O Voto de cabresto foi um mecanismo de controle eleitoral que só existiu na República Velha, onde os ?coronéis? possuíam seus currais eleitorais, inexistindo na atualidade qualquer distorção neste sentido. Assinale qual das alternativas apresentadas abaixo que melhor reflete o resultado de sua análise:

... a) As afirmativas I e II estão corretas.

Caso 1 Um dos grandes males do Poder Judiciário é serem os Ministros dos Tribunais Superiores a Corte suprema do país (STF), também pode ser percebida na escolha dos magistrados de 1ª instância?

B)Analise de forma crítica o sistema de seleção dos Magistrados das referidas instâncias em nosso País

... Não a seleção de magistrados n stf é feita por indicação do presidente e normalmente atende a seus interesses e da 1 instancia por concurso de provas e títulos, além da satisfação de outros requisitos especificados em lei

Caso 2 A Corte Especial do Tribunal de Justiça de Pernambuco condenou à prisão e exonerou o juiz de direito Luiz Eduardo de Souza Neto, da Comarca de Araripina, interior de Pernambuco, por estelionato. O magistrado concedia liminares fraudulentas em ações cautelares de substituição de garantia de bens móveis e imóveis por títulos pobres, tendo causado grande prejuízo ao Banco de Brasil S/A, que figurava como parte nos processos. Com base no noticiado, analise de forma crítica a função social das garantias da Magistratura, mencionando o significado de cada uma delas.

...garantias dos magistrados são: Vitaliciedade, Inamovibilidade e Irredutibilidade de subsídios dos magistrados. Depois de dois anos desde ativo no cargo, perde somente quando estiver em caso julgado sentença judicial, em qualquer processo esta seguro seu direito de ampla defesa. A vitaliciedade do juiz é no cargo diferente do funcionário publico que é no serviço. A inamovibilidade significa que o magistrado não pode ser retirado de sua atividade para outra sem seu prévio consentimento. Salvo em caso de interesse publico, mediante votos no tribunal.

A irredutibilidade de subsídios é a terceira garantia que a Constituição oferece ao magistrado. Ocorre quando o magistrado sofre redução em seu salário em decorrência de algum ato judicial, isto implica em seu exercício na magistratura

...

Baixar como  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »