TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia

Artigo: Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  694 Palavras (3 Páginas)  •  736 Visualizações

Página 1 de 3

Exercícios de História 1º ano

1) “... a espada, a cruz e a fome iam dizimando a família selvagem.” O poeta Pablo Neruda refere-se à conquista espanhola da América. Analise o sentido histórico de suas palavras.

2) “Efetuada a conquista, a exploração de ouro e prata passou a ser o eixo da colonização espanhola durante os séculos XVI e XVII, e a produção colonial foi organizada a partir da exploração da mão de obra indígena...”

-- Na colonização da América, os espanhóis utilizaram-se de dois sistemas para enquadrar o trabalho dos índios. Nomeie e explique como funcionava cada um desses sistemas.

3) Leia atentamente o texto abaixo e responda:

“Nosso mundo acaba de descobrir um outro (...) não menos povoado e organizado que o nosso (..) Os que o subjugaram (...) usavam coletes de uma pele luminosa e dura e armas cortantes e resplandecentes para quem, pelo milagre da luz de um espelho ou de uma faca, iam trocando uma grande riqueza em ouro e pérolas (...).

Quantas cidades arrasadas, quantas nações exterminadas, quantos milhões de povos passados a fio de espada (...): vitórias mecânicas.”

(Montaigne, escritor do século XVI)

a) Como Montaigne explica a conquista da América?

b) Em que consiste, para Montaigne, a superioridade européia sobre os povos conquistados? Explique.

4) “Não podemos esquecer os sofrimentos impostos às populações do Continente na época da conquista e da colonização. Temos que reconhecer toda a verdade, os abusos e a falta de amor daqueles que não querem ver nos indígenas os irmãos e filhos do mesmo Deus e Pai.”

(Discurso do papa João Paulo II. 12/10/1992)

-- Indique quais foram as consequências da dominação europeia para as populações nativas da América.

5) “Estima-se que 18 mil toneladas de prata e duzentas toneladas de ouro foram levadas da América para a Espanha entre os séculos XVI e XVII.”

(MOTA, Myriam Becho e BRAICK, Patrícia Ramos in História das Cavernas ao Terceiro Milênio.)

-- Relacione a transferência do ouro e prata retirados da América com a “Revolução dos Preços” na Europa.

6) Na primeira metade do século XVII, uma grande onda migratória saiu da Inglaterra para a América do Norte. Explique porque tantos ingleses se dispuseram a deixar sua pátria, transferindo-se para as colônias da América do norte e identifique o tipo de colonização estabelecida pelos ingleses na região.

7) "Em uma esquematização levada ao extremo, pode-se dizer que os primeiros cento e cinquenta anos da presença espanhola nas Américas foram marcados por grandes êxitos econômicos para a Coroa e para a minoria espanhola que participou diretamente da conquista, e pela destruição de grande parte da população indígena preexistente..."

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com