TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia

Artigos Científicos: Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2013  •  235 Palavras (1 Páginas)  •  526 Visualizações

Reflexão sobre os textos de Bertold Brecht e Marilena Chauí

O texto de Bertold Brecht faz uma analogia aos tubarões, mas será que essas certezas que ele tem são verídicas, ai podemos contestar essas certezas através da atitude cientifica, com objetivo e imparcialidade. A atitude cientifica é quantitativa, como nos mostra o texto de Marilena Chauí, por isso buscaria saber ao certo quantos tubarões realmente construiriam no mar grandes gaiolas e o porquê.

No trecho “naturalmente haveria também escolas nas gaiolas” de Bertold, em minha opinião a atitude cientifica se opõe a isso, pois se deve sempre procurar renovar-se e modificar-se continuamente. Por que não poderia haver algo melhor dentro das gaiolas?

Bertold faz uma analise sobre os tubarões em cima do comportamento dos homens, mas o estudo e a tese da atitude cientifica mostra que os homens não tem o mesmo comportamento, diferenciando-os.

Estudando a atitude cientifica pude ver que o que é bom para um, pode não ser bom para o outro, temos que construir o fenômeno, provar resultados, formular uma teoria geral sobre os fenômenos, e não somente comparar um fenômeno com outro. Os homens e os tubarões são diferentes entre eles mesmos, então não da para saber ao certo como seria se os tubarões fossem homens sem um estudo cientifico aprofundado.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com