TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia

Trabalho Escolar: Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  1.439 Palavras (6 Páginas)  •  820 Visualizações

Página 1 de 6

como era os conceitos marxistas em relaçao as classes socias e aos conflitos de interessesCapítulo 7 – Karl Marx e a história da exploração do homem:

Atividades:

1- Analise a foto seguinte utilizando os conceitos marxistas de classe social, conflito de interesses, modo de vida e etc. A foto retrata o Exército cerca a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) durante greve de operários, em novembro de 1988.

2-pensamento marxista

3- pribatizaçao

4- sociedade

5- Identidique as lutas de classes neste periodo:

6- fale da mais valia: Encontramos na Terra várias formas de relacionamento que nos fazem pensar na existência de regularidades que ordenam sua vida comunitária.

O homem, como uma das várias espécies existentes, também desenvolveu processos de convivência, como reprodução, acasalamento e defesa. Ele também desenvolveu habilidades que dependem de aprendizado, se tornando o único animal que necessita de aprendizado para adquirir diferenciadas formas de comportamento. Mas sabemos que ele se distingue das demais espécies existentes, pois nem todo seu comportamento se desenvolve automaticamente em sua relação com a natureza, pois ele, o homem, é único animal que necessita de aprendizado para adquirir diferenciadas formas de comportamento.

O Homo sapiens é a única espécie que pensa. O homem é capaz de recriar situações e emoções, ele é capaz de simbolizar, de atribuir significados às coisas, de separar, agrupar, etc. A partir dessa conquista, cada grupo compartilhando experiências comuns adaptadas ao seu modo próprio de vida, criou formas próprias de sociabilidade, por isso encontramos crenças e pensamentos tão diferentes. E pensando no mundo, que o homem criou o conhecimento.

O homem pode escolher, julgar, pensar sobre situações passadas e futuras, hoje ele consegue ter explicações que lhe dão a garantia do conhecimento de si e do mundo a sua volta. A ação humana passou a ser intermediada pela atribuição de significados, interpretações estabelecidas e partilhadas entre os grupos humanos.

Durante séculos, o homem adquiriu conhecimentos, e com o passar dos séculos e conforme as culturas, os problemas mudaram.

Os povos antigos só se interessavam pelo mundo em que viviam, os gregos criaram as diversas disciplinas e a filosofia. A filosofia, o amor pelo conhecimento surgia como a sistematização das informações adquiridas pelas diversas disciplinas organizadas, explicando o mundo e a sua relação com o homem, surgindo desta forma uma nova maneira de pensar. O saber se desligou das atividades religiosas, surgia os sábios homens, suas atividades era desenvolver os segredos do mundo e do universo.

A sociedade comercial e manufatureira desenvolvida pelos gregos perdurou através do Império Romano, tendo como razão sempre a serviço do homem e da sociedade. A

Igreja Católica usava a razão como forma de manter seu poder e divulgar a fé. Somente nos mosteiros tinham acesso a textos de filosofia, geometria e astronomia. A população laica não participou desse saber. Com o Renascimento, o homem volta aos textos antigos, descobrindo o prazer de investigar o mundo. Com o surgimento da sociologia, o homem passa a se preocupar com seu mundo e a sua vida em grupo, livre das tradições morais e religiosas, ele passa a se preocupar com as regras que organizavam a vida social. Essas regras podiam ser observadas, medidas e comprovadas, regras que tornassem possível prever e controlar os fenômenos sociais.

Desde que a sociologia foi criada ou reconhecida como campo de conhecimento explorável pelo procedimento científico, até a atualidade, inúmeros estudos se desenvolveram. O conhecimento de sociologia hoje em dia já não está restrito ao uso dos cientistas sociais, eles fazem parte de um modo de perceber e interpretar os acontecimentos formados pela propagação dos procedimentos e técnicas de pesquisa social.

A sociedade tem características que precisam ser conhecidas para que aqueles que nela atuam tenham sucesso. Não há nenhum setor da vida onde os conhecimentos sociológicos não sejam se ampla utilidade. A sociologia faz parte dos programas universitários que preparam os mais diversos profissionais. A sociologia é uma ciência que se define não por seu objeto de estudo e sim por sua abordagem. Hoje, no século XX, o capitalismo vive uma profunda reestruturação que está exigindo dos cidadãos uma revisão completa não só de conceitos como dos mecanismos de funcionamento da sociedade. E esta reestruturação torna mais necessário ainda desenvolver a capacidade de entender e projetar o rumo dos acontecimentos. Valores básicos da sociedade capitalista, como o trabalho são deixados em segundo plano, enquanto o lazer e o consumo se transformam em regras sociais a cada dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com