TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia

Dissertações: Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/8/2014  •  2.334 Palavras (10 Páginas)  •  943 Visualizações

Página 1 de 10

1) Para Durkheim, quais eram os objetivos da Sociologia?

2) Quais são os passos que um cientista social deve seguir para garantir a sua neutralidade na análise dos fatos sociais?

3) Que lei geral Durkheim estabelece para a evolução das espécies sociais?

4) Na visão de Durkheim, como podemos descrever um fato social? Que características ele possui? Descreva cada uma delas.

5) Durkheim considerava a generalidade elemento essencial do fato social. Cite três exemplos de fato social e explique cada um deles.

6) O crime, para Durkheim, é um fato social normal ou patológico? Por quê? Discorra sobre o fato de que o aumento vertiginoso da criminalidade no Brasil, nos últimos anos, permite ainda classificar o crime como fato social normal.

7) Defina o que é Solidariedade Mecânica e Orgânica para Durkheim.

8) Sobre certos sentimentos que eram até então considerados inatos aos seres humanos – como amor filial, piedade, ciúme sexual, Durkheim afirma que eles não são encontrados em todas as sociedades.“Tais sentimentos resultam então da organização coletiva, em vez de constituírem a base dela.” (As regras do método sociológico).

a)Podemos dizer que para Durkheim os sentimentos humanos são frutos da coerção? Por quê?

b) O que seria necessário para que um sentimento fosse considerado inato ao homem e parte de sua natureza?

9) Quais são as sanções que o indivíduo sofre quando tenta se rebelar contra as normas e regras sociais? Explique e exemplifique cada uma delas.

10) A escola/educação é um fato social? Justifique sua resposta.

11) O que é consciência coletiva para Durkheim? Como ela é formada?

12) Explique o conceito de “anomia” dentro da sociologia de Durkheim.

13) Por que Durkheim pode ser considerado um evolucionista?

14) Por que, para Durkheim, o suicídio é considerado um Fato Social e não um Fato Individual?

15) Quais são os quatro tipos de suicídio classificados por Durkheim? Quais as características de cada um deles?

16) (UFU/PAIES/2ª ETAPA/2003) Assinale as afirmativas verdadeiras (V) e as falsas (F) que correspondem às formulações teóricas de Émile Durkheim sobre a divisão social do trabalho.

1 ( ) Para Durkheim, a concentração da população nas cidades, a expansão da produção e da concorrência econômica, a expansão das comunicações, enfim, o desenvolvimento da divisão social do trabalho acarretou a diminuição da solidariedade orgânica.

2 ( )A condensação da sociedade, ao multiplicar as relações intersociais, leva ao progresso da divisão do trabalho que, quanto mais acentuada, mais reduz a solidariedade mecânica e aumenta a solidariedade orgânica e os processos de individualização.

3 ( )Segundo Durkheim, os indivíduos na sociedade moderna só existem porque participam de uma divisão social do trabalho altamente diferenciada por funções especializadas, na qual a consciência coletiva reduz-se em face da consciência individual.

8

4 ( )Na sociedade moderna, os indivíduos tornam-se solidários na medida em que cumprem uma tarefa ou uma função especializada, que guarda interdependência com outras tarefas ou funções, decorrendo, disso, a integração e a unidade do corpo social.

17) De acordo com a definição de Fato Social formulada por Durkheim, assinale a alternativa INCORRETA:

a) A escola é um fato social e – como instituição – cumpre um relevante papel na formatação do comportamento individual em consonância com as regras e valores presentes na consciência coletiva.

b) O ato de adoecer é um fato social, pois possuindo motivações biológicas podem ser percebidos como exteriores aos indivíduos; excetuando-se as doenças psicossomáticas e influenciadas por fatores sociais.

c) A arquitetura de nossas casas constitui um fato social, na medida em que seguimos padrões e obedecemos a um senso estético exterior às nossas consciências individuais.

d) O sistema eleitoral é um fato social, porque pertence à esfera da vida política.

18) Sobre a Sociologia de Durkheim assinale com (V) as afirmativas verdadeiras e com (F) as falsas.

a) ( ) O objeto de estudo da Sociologia segundo Durkheim é a ação social.

b) ( ) O casamento, a educação, a escola, a religião, o crime, são exemplos de fato social.

c) ( ) Durkheim se esforçou para emancipar a Sociologia das demais teorias da sociedade.

d) ( ) Segundo Durkheim, a sociologia tinha por finalidade não só explicar a sociedade como também encontrar soluções para vida social.

e) ( ) O objetivo máximo da vida social, de acordo com Durkheim é promover a harmonia da sociedade consigo mesma e com as demais sociedades.

f) ( ) O crime não pode ser considerado um fato social normal.

g) ( ) A sociedade apresenta como todo organismo, estados normais e patológicos.

h) ( ) Sanções espontâneas são aquelas prescritas pela sociedade em forma de leis nas quais se estabelece a infração e a penalidade subseqüente.

i) ( ) Sanções legais são aquelas que surgem como decorrência de uma conduta não adaptada à estrutura do grupo ou da sociedade à qual o indivíduo pertence.

j) ( ) Segundo Durkheim, o aborto e o suicídio não podem ser considerados fatos sociais, pois são atos individuais.

19) Para Émile Durkheim, o fato social constitui o objeto de estudo da Sociologia. Em sua obra As Regras do Método Sociológico ele formula com clareza os passos da construção desse objeto. A respeito deste conceito e de outros elaborados por Durkheim, analise as proposições abaixo. Posteriormente, assinale a alternativa que contenha as proposições ERRADAS:

I- Segundo Durkheim, os indivíduos possuem uma constante compulsão para subverter as regras sociais ou o acordo coletivo, sendo necessário, por isso, a atuação de órgãos de repressão como a polícia, para garantir a ordem e o respeito às hierarquias.

II- Segundo Durkheim,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com