TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia

Pesquisas Acadêmicas: Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  1.768 Visualizações

Página 1 de 3

DISCIPLINA: SOCIOLOGIA JURÍDICA E JUDICIÁRIA

ATIVIDADE 01

 

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

O que é a sociedade?

A sociedade é uma rede de relações entre indivíduos, entre grupos sociais e entre instituições. Por isso, podemos analisar a sociedade tanto no nível das relações entre indivíduos na sua vida cotidiana como no nível da forma ou estrutura de tais relações, posto que estas aparecem personificadas nos conceitos, normas e regras que regulam a conduta social. Mas tais estruturas experimentam mudanças: portanto, a sociedade deve ser estudada em seu desenvolvimento histórico e não como um simples grupo de gente ou um conjunto de instituições existentes num dado momento.

(BOTTOMORE, Thomas. In: MARQUÉS, J., MOLLÁ, D., SALCEDO, S. A sociedade atual. Rio de Janeiro: Salvat Editora do Brasil, 1979. p. 9. Coleção Biblioteca Salvat de Grandes Temas.)

 

 

Questões:

 

1. Explique o que quis dizer o autor ao afirmar que as relações sociais aparecem personificadas nos conceitos, normas e regras que regulam a conduta social. Cite algumas regras de conduta que personificam relações em uma sociedade.

 

2. Por que o autor afirma que a sociedade deve ser estudada em seu desenvolvimento histórico?

 

 

Obs.: Evidentemente, essa é uma questão de difícil percepção. Por isso, não se preocupem se suas respostas não foram muito precisas. O importante é que vocês percebam a existência de uma estrutura por trás das relações cotidianas entre as pessoas. É essa estrutura que se corporifica nas regras e normas da vida social.

       

 

 

 

 

RESPOSTAS:

1) Segundo o autor, a sociedade é uma rede de relações entre indivíduos, entre grupos e entre instituições sociais. Essas relações podem ser percebidas na vida cotidiana das pessoas, mas suas estruturas "aparecem personificadas nos conceitos, normas e regras que regulam a conduta social".

Por exemplo, na estrutura da sociedade brasileira do século XVIII uma dessas regras era o direito dos senhores à propriedade de africanos escravizados. Os escravos eram considerados como "coisas" ou "mercadorias", e não como cidadãos. Assim, a ausência de direitos acompanhava a condição do africano escravizado. Tanto essa característica quanto os preconceitos raciais que daí surgiam revelavam uma estrutura social baseada no trabalho escravo. Com a Abolição (1888) e, mais tarde, o advento da democracia, os escravos conquistaram a liberdade e o preconceito racial é proibido por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com