TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia

Seminário: Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  Seminário  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 3

Ao mesmo tempo em que vivemos nesse contexto profundamente preocupante, vivemos sob extraordinárias perspectivas e promessas de melhorias para o nosso futuro.

A Sociologia é uma disciplina que tem por objetivo o estudo da vida social humana, dos grupos e das sociedades. É uma disciplina que tem uma tarefa fascinante e ao mesmo tempo inquietante, uma vez que o objeto de estudo é o nosso próprio comportamento em sociedade. Desta forma, a abrangência da

Sociologia é extremamente ampla, pois pode estudar relações entre pequenos grupos ou processos sociais globais.

Acreditamos que a mensagem mais importante da Sociologia é a compreensão de que a sociedade é uma construção coletiva. Ela nos ensina que o que, às vezes, nos parece natural e inevitável, é uma construção histórica e social. Compreender estes processos é vital para nos entendermos como atores sociais e não apenas expectadores da sociedade.

Página 10

Precisamos acreditar no potencial da nossa inteligência e criatividade para compreendermos o contexto do mundo social em que estamos inseridos, para sermos sujeitos mais atuantes na sociedade.

Bons estudos!

Professora Tade-Ane de Amorim

Professor Jacir Leonir Casagrande.

Página 11

Plano de estudo

O plano de estudos visa a orientar você no desenvolvimento da Disciplina. Nele, você encontrará elementos que o ajudarão a ter uma visão geral da Disciplina e a organizar os seus estudos.

O processo de ensino e aprendizagem na UnisulVirtual leva em conta instrumentos que se articulam e se complementam. Assim, a construção de competências se dá sobre a articulação de metodologias e por meio das diversas formas de ação/ mediação.

São elementos desse processo:

- o livro didático;

- O EVA (Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem);

- as atividades de avaliação (complementares, a distância e presenciais).

Ementa

Contexto histórico do surgimento da Sociologia. O pensamento sociológico: referenciais dos teóricos clássicos para o estudo da sociedade. Questões e problemas para a Sociologia contemporânea.

Carga Horária

60 horas-aula - 04 créditos.

Página 12

Objetivos da disciplina

Esta disciplina objetiva oferecer ferramentas de compreensão da sociedade. Assim, espera que o aluno amplie a sua capacidade de reflexão e criticidade perante os fenômenos sociais e suas próprias ações como cidadão e estudante.

Conteúdo programático/objetivos

Veja, a seguir, as unidades que compõem o livro didático desta disciplina e os seus respectivos objetivos. Estes se referem aos resultados que você deverá alcançar ao final de uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com