TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia

Seminário: Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  Seminário  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 2

homens.

Fonte: http://resistir.info/brecht/tubaroes_homens.html

Atalho para vídeo: "MANIFESTATOON":

http://www.youtube.com/watch?v=EaVbYyky-Bw

Resposta:

No texto fica evidente a influência do Positivismo, pois mostra que a mentalidade do grupo não é a mesma coisa que a mentalidade individual; que o estado de consciência coletiva não é a mesma coisa que o estado de consciência individual e que um pensamento encontrado em todas as consciências particulares ou um movimento que se repete por todos, não é, em si, um fato social. Para ter um caráter social, é necessário que sua origem esteja na coletividade e não nos membros da sociedade. A exterioridade do fato social é dada pela possibilidade de entendê-lo como objeto de observação, independentemente das ações dos indivíduos.

No vídeo fica evidente a influência histórico-crítica, pois fica evidente a luta entre a burguesia e o proletariado. Na verdade, Marx reconhece no capitalismo apenas duas classes, a burguesia e o proletariado, o que seria para ele uma simplificação, se comparada ao sistema feudal de produção. Algumas vezes ele usa o termo “pequena burguesia” para designar uma classe em transição, composta pelo pequeno produtor independente, artesão ou camponês, donos dos seus meios de produção. Hoje existem salários que permitem acumulação de capital, cujo valor vai muito além do necessário para a satisfação das necessidades básicas (atletas diferenciados, top models, executivosde grandes empresas), onde as características da mais-valia praticamente desaparecem ou não se aplicam, o que Marx desconhecia.

Questão 2.

A Sociologia, apesar de reflexão comum desde o nascimento da Filosofia, constituiu-se como ciência apenas no século XIX. Estabelecidos objeto e método de análise, seu surgimento deu-se em meio a um contexto conturbado e de grandes transformações decorrentes das revoluções burguesas do século XVIII.

Na dimensão econômica a revolução industrial inglesa foi determinante para o conjunto de transformações em curso, já na dimensão política foi fundamental a revolução francesa. Ambas produziram conseqüências que influenciam nossas vidas até hoje. A partir do exposto resolva as seguintes questões:

a)Disserte sobre o contexto histórico do surgimento da Sociologia relacionando-a às Revoluções citadas e explicando o porquê destas terem determinado a transformação da sociedade do século XIX. (Sua resposta deve ter de 10 a 15 linhas) (1,5 pontos).

Resposta:

O objetivo da sociologia é mostrar as mudanças sociais. Em relação a Revolução Industrial e a Revolução Francesa mostram o marco do nascimento da sociologia. Na Revolução Industrial iniciou-se grupos sociais como o proletariado, a burguesia e à formação de um novo tipo de estrutura social: a sociedade capitalista. Com o invento da máquina a vapor o artesão independente ficou de mão atadas, introduziu a fábrica moderna e criou uma nova classe de trabalhadores: o proletariado, ou classe operária, concentrado sobretudo em grandes unidades industriais. Já a Revolução Francesa trouxe significativas transformações naquela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com