TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia

Ensaio: Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  Ensaio  •  597 Palavras (3 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 3

movimentos sociais não lutam só pela construção e garantia da uma educação pública de qualidade, mas também por condições dignas de vida.

1)Condições de trabalho: O conforto do operário e o ambiente físico ganham valor, não porque as pessoas merecessem, mas porque são essenciais para o ganho de produtividade.

Supervisão funcional: os operários são supervisionados por supervisores especializados, e não por uma autoridade centralizada.

2) Henry Ford afirmava que: “para diminuir os custos, a produção deveria ser em massa, em grande quantidade e aparelhada com tecnologia capaz de desenvolver ao máximo a produtividade dos operários”. Afirmava também que o trabalho deveria ser altamente especializado, com cada operário realizando uma única tarefa. Propunha boa remuneração, jornada de trabalho menor para aumentar a produtividade dos operários.

O movimento da Administração Cientifica difundiu-se amplamente e tornou-se um dos princípios bases da organização industrial nas primeiras décadas do século.

3)A origem da Teoria das Relações Humanas é:

1- A necessidade de humanizar e democratizar a administração, libertando-a dos. Conceitos rígidos e mecanicistas da Teoria Clássica e adequando-a aos novos padrões de vida do povo americano.

2- O desenvolvimento das chamadas ciências humanas, principalmente a psicologia e a sociologia.

3- As ideias da filosofia pragmática de John Dewey e da Psicologia Dinâmica de Kurt Lewin foram capitais para o humanismo na administração.

4- 5 As conclusões da Experiência em Hawthorne, desenvolvida entre 1927 e 1932, sob a coordenação de Elton Mayo.

4)Impessoalidade no relacionamento: as relações estabelecidas dentro e fora do ambiente de trabalho decorrem do cargo ocupado pelo indivíduo.

Divisão do trabalho: para que cada um conheça os limites da sua função, dos seus direitos e deveres, evitando também esforços duplicados.

5)1- Estabelecimento conjunto de objetivos entre executivo e o seu superior: União das metas organizacionais: fazer com que os subordinados compreendam os objetivos de seus supervisores e prover uma compreensão da correlação entre os objetivos individuais, da seção e do departamento.

2- Estabelecimento de objetivos para cada departamento ou cargo: Estabelecimento de objetivos específicos e mensuráveis para o desempenho: identificação clara dos objetivos, de forma a fazer com que todos conhece esses objetivos, os quais devem levar em conta a área de atuação da empresa, onde esta deseja chegar, seus pontos fracos e fortes e as circunstâncias favoráveis e desfavoráveis do mercado. Esses objetivos devem facilitar a o processo de avaliação e recompensa.

3- Interligação entre os vários objetivos departamentais: Descentralização administrativa. elevar o desempenho organizacional através de uma descentralização, que deve ser fita de forma cuidadosa, levando em confederação fatores como objetivos de longo prazo, implementação de ferramentas de controle de resultados e formação de equipes específicas e distribuição seletiva das responsabilidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com