TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia

Artigos Científicos: Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  242 Palavras (1 Páginas)  •  222 Visualizações

Texto: “Brasil é o terceiro pior do mundo em desigualdade”

Questão 1-

Sim, o Brasil é um país com má distribuição de renda per capta o que significa que grande parte da população possui pouco enquanto uma pequena parcela possui muito. E também um país que não apresenta mudanças dessa distribuição. Sendo assim, não há grande mobilidade socioeconômica .

Questão 2-

Podemos ver a realidade nas favelas, que mostram a desigualdadede varias formas. Quanto ao local onde habitam, onde não há saneamento básico e outros diversos setores básicos fundamentais no dia-a-dia. E quanto a escolaridade das pessoas que vivem ali, a maioria não vai a escola, quem vai não pode obter um ensino de qualidade pois não possui condições financeiras para isso e o ensino público também não oferece educação de qualidade.

Questão 3-

A persistência da desigualdade social se dá por diversos fatores: a miséria, a concentração de renda, o desemprego, a fome, a desnutrição, a baixa escolaridade, a violência e a não intervenção do governo quanto a isso. A desigualdade tende a se acumular, os que vêm de família modesta têm menos probabilidade de obter um nível alto de escolaridade e consequentemente menos probabilidade de chegar a um status social elevado, de exercer profissão de prestígio e ser bem remunerado.

Questão 4-

As consequências observadas claramente no cotidiano são violência e criminalidade, desemprego, desigualdade racial, guerras, educação precária, falta de acesso a serviços públicos de qualidade, diferenciação de tratamento entre ricos e pobres e entre outros.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com