TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia

Artigos Científicos: Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  929 Palavras (4 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 4

KARL MARX

TEORIA CRÍTICA

A sociedade é transitória e permeada por antagonismos e contradições. Materialismo histórico: a sociedade surgiu da necessidade dos homens de cooperarem para, trabalhando, produzirem os bens necessários a vida (divisão social do trabalho). Toda forma de divisão do trabalho (cooperação) é acompanhada de um tipo de propriedade.

A separação entre o trabalho manual e o trabalho intelectual permitiu o surgimento da desigualdade e da exploração, resultando na luta de classes. A luta de classes é o movimento real que muda a sociedade e faz história.

A sociedade capitalista é resultado do desenvolvimento das forças produtivas e da luta de classes que existem desde o princípio da vida social. É sociedade desigual, em que os trabalhadores (proletariado) são explorados pelos capitalistas (burguesia).

Assim os conflitos da vida social se devem a desigualdade e sua superação só poderá ser alcançada politicamente pela luta dos trabalhadores para fim da exploração capitalista.

A teoria marxista deu a sociologia o conceito de práxis. A teoria práxis é o entendimento de que não é possível à ciência e a qualquer um ser neutro ou compreendera vida social e qualquer outro fenômeno sem interferir no mesmo. O pensar fazer implica no pensar e vice-versa.

ÉMILE DURKHIEM

TEORIA POSITIVISTA

Quais estabelecer objeto e o método de investigação da sociedade. Preocupado com os conflitos e com as idéias socialistas das quais discordava. Acreditava que os problemas sociais são de ordem moral e não econômicos e que ocorriam devido à fragilidade moral de sua época. Entendia a sociedade como um sistema, formada pela associação dos indivíduos. A transmissão da cultura (socialização) inculca no sujeito os valores e crenças sociais As regras morais são sociais na origem, são gerais em uma dada sociedade, e pressupõe a associação humana, impõem obrigações sociais dos indivíduos, proporcionando um quadro de referência externo para o indivíduo, vinculam-no fins sociais, e envolve altruísmo. A sociologia deve estudar os fatos sociais. Fato social é toda maneira de agir fixa ou não, suscetível e exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior, que é geral na extensão de uma sociedade dada, apresentando existência própria, independente das manifestações individuais que possa ter. Assim as gerações passadas criaram o modo de vida e a maneira de agir quem coagem os indivíduos. A sociologia deveria assim estudar e criar formas de controle social.

MAX WEBER

TEORIA COMPREENSIVA

Conceituação subjetiva da ação social. Objeto da sociologia: Ação social. Método teórico metodológicos: Tipos idéias. Quis separar conhecimento empírico dos julgamentos de valor. A finalidade da sociologia é compreender a conduta humana, explicando as causas e conseqüências de sua origem. Enfoque na intenção que dá sentindo (significado à ação social). Desse modo é possível classificar a ação social. A ação social para Weber pode ser: Racional, visando a fins; Afetiva, ou conduta emocional: Tradicional (costume). As ações reais combinam geralmente mais de um tipo ideal. A racionalidade é o tipo ideal predominante na moderna sociedade capitalista, onde se destaca o papel dominante da burocracia. Weber estudou as formas de dominação e explicou o fenômeno da obediência a partir do conceito de legitimidade (dominação legítima). Encara o capitalismo de forma positiva por considerar que o mesmo representa a forma de racionalização do homem moderno.

DEMOCRACIA

Democracia: É um regime do governo que o poder de tomar importantes decisões políticas esta com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com