TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia

Artigos Científicos: Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  1.331 Palavras (6 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 6

Atividade de avaliação a distância 1 (AD1)

Nome do aluno: Stefanie Martins

Disciplina: Sociologia

Professor tutor: Fátima Caldeira

Referente às unidades: 1 e 2

Orientações e critérios de correção

• A linguagem utilizada em todos os textos das atividades deverá estar ortograficamente e gramaticalmente correta.

• É importante que você expresse sua compreensão, elaborando, sobre cada resposta, um raciocínio bem fundamentado.

• As respostas que apenas se limitam a transcrever trechos do livro didático serão desconsideradas. As transcrições do livro didático e de outras fontes deverão ser feitas conforme as regras da ABNT . (Acesse o PDF do livro didático: Trabalhos acadêmicos na Unisul: http://busca.unisul.br/pdf/trabalhosacademicos.pdf e veja como realizar citações e referências).

• Copias parciais ou integrais da INTERNET sem a devida citação serão desconsideradas sem o direito ao refazer.

• Em caso de atividades iguais, todos os envolvidos receberão nota ZERO, e não terão oportunidade de refazer, independente da data de envio. Tendo em vista que esta etapa é individual.

• Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

• Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA). Publique na ferramenta AVALIAÇÃO.

• Não serão aceitas avaliações enviadas por e-mail e depois do prazo final estipulado no cronograma da disciplina (sugerimos o envio com no mínimo 5 dias de antecedência antes do prazo final).

• Consulte o Plano de Ensino da disciplina para conhecer mais detalhadamente os critérios de correção desta Avaliação, antes de respondê-la.

• O peso desta AD é 9,0. Somado ao 1,0 ponto da AD início completa o peso 10,0 para a AD1.

OBS: Dúvidas em relação ao enunciado das questões ou do conteúdo do livro didático devem ser enviadas pela ferramenta PROFESSOR.

Boa avaliação!

Leia com atenção as questões abaixo e responda:

1) As discussões apresentadas pelo texto jornalístico “Religião na escola”, evidenciam posições divergentes em relação a forma como se trabalham os conteúdos de religião na escola pública brasileira. Os posicionamentos são passíveis de análise à luz do quadro teórico de Augusto Comte (1798-1857), que apontava ser a Europa do século XIX resultado do ápice da ciência moderna no ocidente. Para o pensador francês a sociedade européia deste período configurava o estágio mais avançado de desenvolvimento da humanidade, constatação defendida pela “Lei dos Três Estágios”.

A partir do exposto faça a leitura do texto Religião na escola disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/helioschwartsman/883388-religiao-na-escola.shtml em seguida elabore uma análise crítica, levando em consideração os itens abaixo.

Elabore um texto dissertativo com três parágrafos:

• No primeiro parágrafo descreva os estágios evolutivos propostos por Augusto Comte (1,0);

• No segundo parágrafo, identifique quais destes estágios são evidenciados, justificando sua resposta com base nos conteúdos do livro didático (2,0);

• No terceiro parágrafo, com base nos conteúdos estudados analise o posicionamento do autor levando em conta sua argumentação sobre como deveria ser o ensino religioso no ensino público brasileiro (1,0).

• Utilize no mínimo uma citação do livro didático fundamentando seu texto dissertativo (1,0).

A linguagem utilizada deverá estar ortograficamente e gramaticalmente correta. Cite as fontes da pesquisa (acesse o PDF do livro didático: Trabalhos acadêmicos na Unisul: http://www.unisul.br/content/site/biblioteca/apresentacaografica.cfm) e veja como realizar citações e referências.

Resposta:

Em sua teoria Comte caracteriza que o espírito humano teria passado por três estágios em ordem cronológica na tentativa de entender o mundo: o teológico, o metafísico e o positivo. Segundo ele no estágio teológico as idéias religiosas e crenças eram guiadas pela vontade de Deus, também acreditavam em magias, misticismos, fetiches, etc. No estágio metafísico o espírito humano vive num universo natural e sobrenatural presentes no Renascimento e no Iluminismo. E por fim no estágio positivo houve a aplicação de técnicas científicas na sociedade.

Partindo disto no texto “Religião na Escola”, a ideia do autor evidencia que no atual estágio da sociedade se enquadraria melhor o estágio positivo, pois, Casagrande e Amorim (2007, p.35) dizem: “Na modernidade, o Positivismo pregou que os cientistas deveriam substituir os sacerdotes e teólogos, ou seja, a base moral e social deveria ser dada pelo pensamento científico.”, onde então religião não deveria ser ensinada nas escolas, pois assim os jovens acabam confundindo as duas disciplinas, ensino religioso e ciências, já que tratam de assuntos opostos.

Para Hélio Schwartsman, autor do texto “Religião na Escola”, o ensino religioso deve ser lecionado nas igrejas e a ciência nas escolas, disciplinas estas que tratam de conteúdos que se opõe, podendo confundir o pensamento destes jovens que estão em fase de formação de sua própria identidade. Dessa forma, o autor distingue ciência de religião, ou seja, religião apenas cremos e não precisa-se de provas para acreditar, já ciência exige muitas provas para então acreditar em sua existência.

2) Com base nos conteúdos do referencial teórico de Emile Durkheim destaque (sublinhar, marcar, alterar fonte, cor, etc.) na letra da canção de Chico Buarque, pelo menos quatro evidências de conceitos desenvolvidos pelo pensador (status e papel social, fato social, controle social, socialização, etc.).

Em seguida justifique seus destaques nos quadros abaixo (4,0).

Geni e o Zepelin

(Chico Buarque)

De tudo que é nego torto

Do mangue

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com