TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia

Ensaios: Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  1.014 Palavras (5 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 5

1. Contextualização sobre o sistema escolar brasileiro que faça uso de exemplos estruturais sobre a realidade das escolas, dos alunos ou dos professores, relacionadas à perspectiva da desigualdade;

A desigualdade social esta presente em todas cidades brasileiras, a grupos sociais com interesses econômicos , políticos e sociais diferentes no cotidiano de sua vida.

A desigualdades sociais não podemos dizer que esta só em sala de aula, desde do começo do mundo encontramos estas diferenças que vem se arrastando. A burguesia tinha acesso a aprender ler e escrever, enquanto a classe menos favorecida tinha que trabalhar para garantir o sustento da sua família, essa diferença social e a dificuldade é um problema que começou com a nossa historia. O sistema educacional vem tentando fazer varias mudanças para pode proporcionar um ensino igualitária para todas as classes,dando oportunidade as todos de aprender, lutando para acabar com a exclusão escolar pois é um índice bem assustador onde ainda um grande numero de aluno não consegue concluir o ensino fundamental pois precisam trabalhar para ajudar na renda familiar e garantir seu sustento, e quando consegue ficar na escola muitos não consegue acompanhar pois as dificuldades são muitas e poucos conhecimentos.

Os alunos de poder aquisitivo mais elevada a sua educação escolar ja começa nos seus primeiros anos de vida, tem acesso a cursos fora do ambiente escolar o seu tempo e refletivo para estudar.

As desigualdades na educação escolar são enormes e estes alunos convivem na mesma sociedade mais com realidades diferentes o rico ou pobre sempre vão enfrentar estas desigualdades onde sempre o pobre perde o incentivo e leva ao abandono e não conclui o curso e deixando a escola esta situação precisa ser rompida dando condições a todos para se alcançar o conhecimento independente da origem social ou econômica e sejam tratados de forma igualitária.

A exclusão/inclusão é preocupante uma vez que a escolarização e o analfabetismo é um índice muito alto para a educação, em escolas públicas a desigualdade social no sistema educacional esta se conseguindo ter grandes mudanças com as práticas pedagógica deste quadro. Encontramos ainda desigualdade na zonas rural, onde o aluno com grande dificuldade consegue concluir o ensino fundamente e para continuar os estudos tem que procurar escolas em outras cidades, com a dificuldade vem assim aumentar a exclusão.espera-se mais atenção para o campo para se ter igualdade.

É direito de todo cidadão a ter acesso a educação, todos o políticos dizem esta frase, mais na nossa realidade ainda se presencia a desigualdade de todas as formas escolar, econômica, social.

Fundamentação teórica baseada, obrigatoriamente, nas análises de Pierre Bourdieu sobre o sistema escolar.

TEORIA DE PIERRE BOURDIEU

Pierre Bourdieu nasceu em 1930 no vilarejo de Denguin, no sudoeste da França

O sociólogo Bourdieu, continua tendo muito importância para o desenvolvimento do sistema educacional do Brasil e do mundo. Ele detectou a problemática da desigualdade social e escolar, mostrando que o poder ecomonico tem grande participação nas escolas publicas e gratuitas não resolve o problema da educação, a desigualdade financeira ainda é muito presente e nem todos os cidadãos conseguem superar.

Os indivíduos dentro do sistema de ensino teria que ter as mesmas condições de igualdade, muitos que com seus dons se destacam e as vezes por falta de oportunidade perde a chance de se destacar na carreira escolar e ate mesmo chegar ao curso superior.

Se diz que a escola é um ambiente de igualdade para todos podiam mostrar seus dons nas Bourdieu diz ao contrario que as condições são diferenciadas e que a escola não ´democratizadora de oportunidade ela reproduz a desigualdade e a própria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com