TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia Da Educação

Trabalho Escolar: Sociologia Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 3

Com o processo de aprendizagem, a criança assimila que escrever não é equivalente ao ato de falar, que a escrita é uma convenção social. Ao escrever uma palavra, por exemplo, a criança poderá ter várias maneiras de fazê-la, mas deverá escolher o estabelecido pelas normas ortográficas. Para Faraco (1994:9-10), o sistema de escrita é alfabético com memória etimológica, ou seja, não é sempre que será possível ter a relação som e letra, o sistema gráfico relativiza o princípio geral da escrita, fazendo representações arbitrárias, ou seja, a escrita não respeita regras fixas da fala, deve-se levar em conta a origem da palavra. Em certas ocasiões, para a apropriação da grafia, é necessário que se trabalhe as estratégias cognitivas, pois como se falou anteriormente, há representações arbitrárias. Faraco (1994:16) comenta que, em certos casos, a pessoa deverá memorizar a palavra ou ir ao dicionário, sempre que tiver dúvidas.

Outra característica do sistema gráfico, além da memória etimológica, é a sua relativa neutralidade em relação à pronúncia, por exemplo, não se escreve como se fala. Nesse sentido, o método fônico é citado pelo autor como um “equívoco”. Ele considera duas razões para esse equívoco: o sistema tem a memória etimológica, como foi exposto anteriormente, e a neutra relação à pronúncia. O que Faraco (1994:11) quis dizer é que há várias formas de se dizer uma palavra, de acordo com o dialeto, e uma única forma de escrevê-la.

Continuando o estudo sobre as características gerais sobre o sistema gráfico do sistema português, Faraco discute tipos de relações possíveis nos sistema entre unidades sonoras e unidades gráficas. Nas relações biunívocas, uma determinada unidade sonora corresponde a certa unidade gráfica, e vice-versa, são relações absolutas. Nas relações cruzadas, há dois casos que ocorrem: uma unidade sonora tem mais de uma representação gráfica possível e em outro caso, uma unidade gráfica representa mais de uma unidade sonora.

Para Faraco, sobre estas duas relações: A diferença entre essa situação (regularidade relativa) e a primeira (regularidade absoluta) é que a previsibilidade aqui é determinada pelo contexto, isto é, pela posição da unidade sonora ou da unidade gráfica na sílaba ou na palavra; ou ainda pelo elemento que a segue. (FARACO, 1994, p.15)

A ocorrência de uma ou mais forma de se grafar uma palavra, torna-se para o usuário da língua portuguesa, uma representação arbitrária, pois não há uma regra fixa. O autor volta ao assunto, reforçando que se deve confiar na memória visual e motora, consultar o dicionário e desenvolver “macetes de memória”.

No processo da construção da escrita, Faraco concorda com Cagliari, afirmando que não convém falar em grafias difíceis e fáceis, pois todas as palavras, no começo, apresentam o mesmo grau de dificuldade. E qualquer criança pode aprender a escrever qualquer palavra. Faraco, ao tratar sobre a alfabetização, teoriza em cima das idéias de Vygotsky, devendo o professor trabalhar elementos significativos com a leitura e a escrita, a aprendizagem é um processo de internalização e de interação entre quem está aprendendo e seus membros mais experientes de seu meio social. No caso da escrita, os erros de grafia cometidos pelos alunos devem ser encarados não como um “não saber”, mas como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com