TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia Da Educação

Pesquisas Acadêmicas: Sociologia Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  1.073 Palavras (5 Páginas)  •  696 Visualizações

Página 1 de 5

1) De acordo com Ferreira (1993) vimos que cada sociedade de nossa História apresentou uma educação específica. Justifique o porquê:

Sim. Isso porque cada sociedade que estudamos tinha uma cultura, um modo de pensar e de agir diferenciado. Então automaticamente a educação seria diferenciada e adaptada a cada período histórico. o ser humano é um ser social, construído por essa sociedade através da cultura, da educação, de suas próprias características e das interpretações que tira das relações sociais, inclusive do poder que é exercido no ambiente a sua volta.

Ao passo que o homem interpreta, ele dá importância às experiências pelas quais passa, daí surgem os valores. Alguns desses valores podem ter uma carga genética, outros aprendidos no convívio social, mas o que importa é que eles estão intimamente ligados ao homem, não como algo que nos controla, mas sim que está “ali”, contribuindo passivamente para uma determinada escolha. Enfim, os valores fazem parte da cultura e o homem modifica-a e é modificado por ela, ou seja, cada cultura ou grupo social é diferente entre si, por valorizarem diferentes atributos, mas o que importa são as interpretações que seus integrantes aplicam as experiências observadas, para então formarem os valores. Assim, os conceitos de valores são interpretados de diferentes formas de acordo com a cultura que a pessoa esta inserida e de sua identidade pessoal, assim os valores sociais e pessoais são formados, continuando o ciclo.

2) Os quatro principais tipos de educação que encontramos ao longo da História, são:

I – Educação das Comunidades Primitivas, Educação Grega, Educação Romana e Educação Feudal.

II – Educação das Comunidades Primitivas, Educação da Sociedade Feudal, Educação Romana e Educação Feudal.

III – Educação das Comunidades Primitivas, Educação da Sociedade Feudal, Educação Grega e Educação Feudal.

IV – Educação das Comunidades Primitivas, Educação das Sociedades Escravistas da Antiguidade Clássica, Educação da Sociedade Feudal e Educação da Sociedade Capitalista.

Verifique as alternativas acima e marque somente a alternativa correta:

a. V / V / V e V;

b. V / V / V e F;

c. F / F / F e F;

d. F / F / V e V;

e. F / F / F e V.

3) Sem o poder centralizador do Estado romano, cada chefe bárbaro ou cada latifundiário tornou-se a autoridade máxima em seus domínios e o poder se descentralizou. Formava-se uma nova nobreza baseada fundamentalmente na propriedade da terra.

Seguem algumas características:

I - As escolas oficializam os três níveis de ensino: o trívium, o quadrívium e o teológico;

II - A Igreja não detinha o monopólio da instrução;

III - O que se assiste é ao desaparecimento da escola clássica e sua substituição pela escola católica;

IV - As artes abandonaram o divino e voltaram-se a exaltação do homem.

Verifique as alternativas acima e marque somente a alternativa correta:

a. V / V / V e V;

b. V / V / V e F;

c. F / F / F e F;

d. F / F / V e F;

e. F / F / F e V;

Respostas Corretas.

Atividades – Aula 02

1) No século XX, quanto mais a sociologia ganhava reconhecimento científico e acadêmico, mais aumentava seu interesse pela educação. Um dos autores que expressam tal tendência é o sociólogo Karl Mannheim, que afirmou:

“A educação não modela o homem em abstrato, mas sim dentro e para uma determinada sociedade. Por isso, só podemos entender adequadamente a educação se a considerarmos como uma das técnicas para influir na conduta humana e como um meio de controle social.” (Diagnósticos de Nuestro Tiempo, México, Fondo de Cultura, 1944)

Responda se concorda ou não com essa afirmativa e baseado nas aulas 01 e 02, justifique sua resposta.

Sim concordo. Infelizmente a grande verdade, e que quanto menos existir o conhecimento na sociedade, mais fácil ser dominada e controlada pelos governantes, e para a maioria da sociedade a qual não tem acesso a universidades ou até mesmo ensino fundamental, não existe à vontade, a curiosidade para um aprender, pelo simples fato de estar acostumada a manipulação dos governantes.

Interpretar os valores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com