TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia Da Educação

Dissertações: Sociologia Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  1.972 Palavras (8 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Fundamentos Sociológicos da Educação”, sob orientação do professor-tutor a distância Fernanda Borges.

Sertãozinho

Novembro/2013

Introdução

Temos como objetivo destacar a relação que a Sociologia tem com a educação, e as suas contribuições e influências na área educacional.

A sociologia é uma ciência que estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam o indivíduo em grupos e instituições.

A escola é uma instituição social na qual os principais parâmetros da sociedade são transmitidos.

É a escola quem determina as principais ideias de uma sociedade e transmite os primeiros valores para os indivíduos.

.

Concepções de sociologia da educação

A sociologia é uma das ciências humanas que estuda o comportamento do ser humano em função do meio em que vive. Tem como objeto de estudo a sociedade.

O estudo de sociedades culturalmente diferentes oferece ferramentas importantes.

O conhecimento de como diferentes culturas se reproduz e educa seus indivíduos permite uma aproximação dos processos mais estruturais que compõem a educação de

forma mais ampla.

A sociologia foi criada pela necessidade do sistema capitalista, fazendo junção do conhecimento ao trabalho, procurando assim se obter um maior lucro no trabalho e na produção do indivíduo.

Para a sociologia a educação é um longo processo para a humanização do ser humano.

A sociologia da educação é a extensão da sociologia que estuda a realidade sócio-educacional, que permite a compreensão de que a educação se dá no contexto da sociedade e não apenas na sala de aula.

A sociologia é uma disciplina fundamental para o professor compreender em como é o funcionamento da estrutura da instituição educacional, a educação está relacionada na vida social e essa relação precisa ser compreendida.

Uma das maiores contribuições da Sociologia para e educação foi denunciar o papel legitimador da desigualdade social que assume a escola em nossa sociedade.

Possibilitou também uma ampliação da compreensão da realidade social e da educação através de análise da sociedade.

No filme francês “Entre os Muros da Escola” podemos ver de maneira clara a ideologia tradicional. No tocante a função da instituição escolar, esta é tão somente uma reprodutora do conhecimento adquirido, onde estes são transmitidos descontextualizados da realidade e cultura dos educandos, não há uma reflexão a respeito deste conhecimento. Os conhecimentos explicitados no primeiro

filme são totalmente desvinculados do cotidiano dos alunos, os saberes valorizados são os da cultura branca europeia, ou seja, os ideais da elite francesa.

A educação constitui um processo de transmissão cultural (atitudes, valores, normas, experiências, imagens, representações) cuja função principal é a reprodução do sistema social.

Segundo Durkheim, a educação é antes de tudo o meio pelo qual a sociedade renova perpetuamente as condições de sua própria existência.

Todos os conceitos educacionais são renovados a cada geração, visto que em cada momento e época histórica, os indivíduos têm uma determinada visão de mundo, bem como um conjunto de conhecimentos e valores.

Essa renovação não quer dizer que se esqueça do velho conceito, mas que esteja considerando as novas maneiras de viver que caracteriza um grupo ou sociedade.

A sociedade só pode viver se dentre seus membros existe uma suficiente homogeneidade. A educação perpetua e reforça essa homogeneidade, fixando desde cedo na alma da criança às semelhanças essenciais que a vida coletiva supõe.

Durkheim acreditava que a sociedade seria mais beneficiada pelo processo educativo. Para ele a educação é uma socialização da jovem geração pela geração adulta. E quanto mais eficiente for o processo, melhor será o desenvolvimento da comunidade em que a escola esteja inserida.

As consciências individuais são formadas

pela sociedade. Ela é oposta ao idealismo, de acordo com o qual a sociedade é moldada pelo espírito ou pela consciência humana. A construção do ser social, feita em boa parte pela educação, é a assimilação pelo indivíduo de uma série de normas e princípios – sejam morais, religiosos, éticos ou de comportamento.

Além de caracterizar a educação como um bem social, está também relacionado a normas sociais e à cultura local, diminuindo o valor que as capacidades individuais têm na construção de um desenvolvimento coletivo. Todo o passado da humanidade contribui para fazer um conjunto de máximas que dirigem os diferentes modelos de educação, cada uma com as características que lhes são próprias.

Quando se trata de educação e cultura pode dizer que estão relacionados e ligados organicamente, pois se partir do pressuposto de que educar é formar e socializar o indivíduo, ou ver a educação como maneira de dominação escolar, sempre essa educação será de alguém para alguém, que para acontecer precisa de comunicação, transmissão e aquisição do conteúdo da educação.

Cultura pode ser definida como uma série de ações que seguem um padrão determinado. Está relacionado a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras que identificam e regem a sociedade em que estamos inseridos. Consiste na identificação de um povo em um determinado tempo e espaço. Cada sociedade tem sua

cultura e esta é passada a seus integrantes e estes aos seus descendentes. Educação e Cultura formam a cidadania quando revela informações referentes às manifestações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com