TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia Do Conhecimento

Artigo: Sociologia Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  965 Palavras (4 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 4

1)

A Sociologia do Conhecimento procura as interligações entre categorias de pensamento, reivindicações do conhecimento e realidade social do pensamento. Esta definição inicial entra na constatação de que as descobertas cientificas e os avanços tecnológicos, ocorridos especialmente a partir do final do século 19 e sua aceleração ao longo do século 20, a crença no poder da ciência e da razão serviram para legitimar sua autoridade e necessidade e dar origem a algumas arrogâncias.

A Sociologia do Conhecimento pode ser definida, em termos gerais, como o conjunto dos esforços intelectuais que se dedicam a investigar as realidades sociais do conhecimento. Esta genérica definição pretende inserir a compreensão de que este campo da Sociologia se dedica a estudar como as relações de forcas politicas e sociais, de um determinado momento histórico, se relacionam com a vida intelectual, enfatizando os métodos e os condicionamentos do pensamento para abordagens das realidades sociais. Ou seja, busca a compreensão de que os sistemas cognitivos possuem fortes relações entre o coeficiente existencial do conhecimento, incluindo os coeficientes humanos e os coeficientes sociais.

Estas tendências da Sociologia do Conhecimento são herdeiras do estudo das relações entre ciência e sociedade, quando se percebe a emergencia dos grupos de pesquisas fixados dentro das universidades e centro de pesquisas de grandes empresas e institutos de pesquisa privados e estatais. Vai se evidenciar que as ciências fazem parte de estratégias do Estado e das empresas. Entende-se que as funções da ciência estao diretamente ligadas ao tipo de sociedade em que emergem os paradigmas dos grupos que ela desenvolve e que são parte das forcas produtivas condicionadas pelas estruturas sociais que modelam e dirigem seu curso, seus métodos e o uso de seus resultados.

A Sociologia do Conhecimento é atual, pois passa por uma enorme quantidade de temas interligados as ciências: para construir os entendimentos das relações entre o conhecimento formal, que a universidade dimensiona, e a sociedade, produtora de variadas demandas; as relações entre as instituições culturais produtoras de bens simbólicos, legitimadores das praticas e os indivíduos que a ela recorrem; nas relações das instituições culturais com outras instituições; a realidade educacional a partir dos contextos e condicionantes sociais e culturais das formas de pensamento que influenciam na produção do conhecimento; as instituições a partir de ações programadas conscientemente para obter determinados fins.

Alguns fatos atuais que demonstram a existência da sociologia do conhecimento, são os protestos que aconteceram e ainda vem acontecendo no Brasil inteiro. Iniciou devido ao aumento da tarifa de ônibus, o Brasil inteiro se mobilizou e foi para a rua lutar pelos seus direitos. O êxito desse manifesto provocou uma onda de manifestações por diversos assuntos (copa do mundo, aumento do combustível, corrupção, eleições, ciclo faixa, transporte publico, salário mínimo, emprego, educação, saúde e etc), porém o foco foi dividido e poucos tiveram o mesmo sucesso.

Os manifestos geraram discussões na política, na televisão e nas faculdades, onde cada pessoa dava sua opinião e transmitia o seu conhecimento. Essa troca de informações faz o indivíduo crescer em conhecimento, fazendo com que nas futuras discussões ele tenha uma vivência maior e possa opinar com mais qualidade.

2)

Vivemos em um mundo cada vez mais complexo e interligado, mas onde nem sempre as organizações são capazes de ver oportunidades de parcerias que levem ao benefício da comunidade mais ampla.

Para as empresas, tradicionalmente, não existe objetivo mais importante do que o lucro de proprietários ou acionistas, além da sobrevivência da própria empresa, em um ambiente cada vez mais competitivo. Entretanto,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com