TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Construção social da realidade: Sociologia do Tratado do Conhecimento

Projeto de pesquisa: Construção social da realidade: Sociologia do Tratado do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2014  •  Projeto de pesquisa  •  979 Palavras (4 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 4

Referências Bibliográficas..........................................................................10

Introdução

Nessa atividade analisaremos as evoluções que a sociedade vem sofrendo no ultimo século, as conquistas para as classes trabalhadoras, bem como as mudanças sofridas na sociedade durante o período de globalização.

Veremos a importância das tecnologias e inovações, e o que isso acarreta para sociedade como um todo, além de analisar um pouco o comportamento da sociedade diante de todas essas mudanças. Precisamos compreender que, além de investigar as relações entre os sujeitos e seu coletivo, seu estudo permite interpretar problemas e refletir sobre os processos de transformação destas relações/estruturas sociais.

Definições, reflexões e problematizações serão os títulos referenciais para o desenvolvimento deste trabalho.

Concepções da Sociologia no cotidiano, seu aspectos sociais, políticos, históricos e culturais das Ciências Sociais, desigualdade social, relacionando tais fatores com os fundamentos sociológicos. Situações cotidianas de exploração do meio ambiente, relacionando tais fatores com os fundamentos sociológicos.Construção Social da realidade

Construção Social da realidade: Tratado de Sociologia do conhecimento.

A construção social da realidade do senso comum pode se influenciada pelo mercado de ideias. Para entender a realidade da vida cotidiana é necessário ter ciência de que a Filosofia é inerente a essa construção. O mundo da vida cotidiana não é apenas uma garantia dada pelos membros da sociedade, por exemplo, devemos ter na mente como saber reconhecer seus semelhantes quase depara na vida diária e ciência sobre os desencarnados que aparecem em meus sonhos, não posso dizer que aquele sujeito que morreu e apareceu em meu sonho é real, mas posso dizer que ele já foi real e que ele ainda está em minha realidade por meio da lembrança, logo devemos entender o mundo como tendo múltiplas realidades, porém dentro dessas realidades a mais importante é aquela da vida cotidiana e essa é a predominante.

Legitimação é o processo de definir o significado de segunda ordem, ou seja, produzir novos significados que servem para integrar o significado já ligado aos processos de institucionalização e o que os motiva os legitimadores é a integração, que consiste em um processo mais de um papel.

O ponto inicial de interiorização, interpretação imediata de um acontecimento, é a manifestação dos processos subjetivos do outro que faz o sentido da interiorização, ou seja, é a compreensão dos nossos semelhantes e a percepção do mundo, é ter a certeza de que as relações formam o sujeito social e percebem como as relações se dão, é olhar um acontecimento por meio dos significados que a linguagem trás. Depois de ter alcançado essa capacidade é que o indivíduo se torna membro da sociedade e inicia o processo de socialização, ou seja, a subjetividade nasce da interiorização e se dá a partir da relação com o outro, o inicio dessa relação acontece na socialização primaria, onde se estabelece a primeira relação que o individuo experimenta na infância em virtude da qual se torna membro da sociedade, e a secundária é qualquer processo que introduz o sujeito socializado em novos setores da sociedade. A socialização acontece sempre em meio a contextualização de uma estrutura social específica, isso porque é na socialização que se absorve valores básicos, logo, se analisarmos sócio psicologicamente fenômenos de interiorização de vermos sempre obscuramente aspectos estruturais da sociedade em volta, que faz parte da tal contextualização.

O máximo sucesso na socialização verifica-se provavelmente em sociedades muito simples nas relações de trabalho e mínima divisão de conhecimentos. Por questão de organização deverão ser alguns sujeitos reconhecidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com