TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual é a importância da sociologia do conhecimento para a sociologia do direito?

Seminário: Qual é a importância da sociologia do conhecimento para a sociologia do direito?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  Seminário  •  274 Palavras (2 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 2

regras e tresciências humanas que estuda as unidades que formam a sociedade, ou seja, estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições.

Sociedade: conjunto de seres humanos produzindo sua sobrevivência não de maneira isolada, mas relacionados e comprometidos uns com os outros através da adoção de determinadas normas.

Qual a importância da sociologia do conhecimento para a sociologia do direito?

Este paralelo deve ser feito com o intuito de identificar quais são os fatores que influenciam na criação da norma e de sua aplicação, desde o burocrata, ao juiz de última instância. Não faz sentido dizer que a norma é axiológicamente neutra, e que sua aplicação é sempre feita de forma imparcial, ainda que devesse. Ao assumir as falhas, o sistema pode buscar meios para melhorar.

Sociologia, Sociedade e Sociologia Jurídica.

Sociologia: é a parte das ciências humanas que estuda as unidades que formam a sociedade, ou seja, estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições.

Sociedade: conjunto de seres humanos produzindo sua sobrevivência não de maneira isolada, mas relacionados e comprometidos uns com os outros através da adoção de determinadas normas.

Sociologia Jurídica: é um ramo da Sociologia que como tal estuda a dinâmica social com objetividade, afastando-se de preconceitos próprios do senso comum, sob a ótica jurídica.

Relação com o Direito desses Fatos Jurídicos

Fatos Jurídicos: São Fatos Sociais a que se acrescenta a circunstâncias de tais fatos estarem regulados por normas imperativas de convivência social, adotadas e impostas coativamente pelo Estado.

Sociologia Jurídica: é um ramo da Sociologia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com