TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia E Suas Contribuições Para Educação

Exames: Sociologia E Suas Contribuições Para Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  1.681 Palavras (7 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 7

O que é Sociologia?

A sociologia é a parte das ciências humanas que estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições. Enquanto o indivíduo na sua singularidade é estudado pela psicologia, a sociologia tem uma base teórico-metodológica voltada para o estudo dos fenômenos sociais, tentando explicá-los e analisando os seres humanos em suas relações de interdependência. Compreender as diferentes Culturas e sociedades é um objetivo da sociologia.

A sociologia cobre toda área do convívio humano, desde as relações das famílias até as organizações das grandes empresas, o papel da política na sociedade ou o comportamento religioso, a sociologia pode vir a interessar em diferentes graus de intensidade, a diversas áreas do saber. Entre tanto os maiores interessados na produção e sistematização do conhecimento sociológico atualmente são o Estado. Assim como toda ciência, a sociologia pretende explicar a totalidade do seu universo de pesquisa, ainda que esta tarefa não seja objetivamente alcançada.

Por esta razão, o conhecimento sociológico, através dos seus conceitos, teorias e métodos, pode constituir para as pessoas um excelente instrumento de compreensão das situações com que se defrontam na vida cotidiana, das suas múltiplas relações social e, consequentemente de si mesmas como seres inevitavelmente sociais.

A sociologia surgiu como uma disciplina a partir de fins do século XVIII, na forma de resposta acadêmica para um desafio de modernidade: se o mundo está ficando mais integrado, a experiência de pessoas do mundo é crescentemente atomizada e dispersada. Sociólogos não só esperavam entender o que unia os grupos sociais, mas também desenvolver um "antídoto" para a desintegração social.

Hoje os sociólogos pesquisam macroestruturas inerentes à organização da sociedade, como raça ou etnicidade, classe e gênero, além de instituições como a família; processos sociais que representam divergência, ou desarranjos, nestas estruturas, inclusive crime e divórcio; e macroprocessos como relações interpessoais.

Significados da sociologia e suas contribuições para educação

• Na sociologia da educação estudamos os avanços sociais do ensino e da aprendizagem.

• Com a sociologia podemos compreender o objetivo da educação e sua relação com a sociedade e a cultura.

• A sociologia observa os fenômenos que se repetem nas relações sociais, para obter explicações gerais sobre acontecimentos, culturais e sociais.

• Também observa o surgimento do Capitalismo ou do Estado Moderno, nos trazendo os significados e qual á sua importância nas nossas vidas.

Como podemos eliminar os aspectos negativos no nosso cotidiano escolar

Acredito que uma solução para uma melhora do desempenho na escola entre aluno e professor seria;

• Uma rotina de diálogos, debates e compartilhamentos de discursos entre professores e alunos com acompanhamento de um psicólogo da área educacional e envolvendo cada vez mais a presença de familiares, o que seria fundamental.

• O professor também tem que ter uma boa formação e estar preparado para saber lidar com atitudes inesperadas de alunos, não somente identificar o problema, mas, também solucioná-lo.

A sociologia segundo:

Auguste Comte, Émile Durkheim, Max Weber, Karl Marx & Pierre Bourdieu.

 Auguste Comte nomeou a sociologia como ciência da sociedade, Comte foi o 1° a usar esse termo. Existe um sistema familiar e cultural que deve ser respeitado, o qual contém hábitos, costumes e normas.

Depois foi a vez da trilogia da sociedade, Émile Durkheim, Karl Marx & Max Weber.

 Durk idealizou a sociologia como:

Toda crença, todo comportamento instituído pela coletividade, a sociologia seria então definida como a ciência das instituições, de sua gênese e de seu pensamento.

 Já Weber idealizou como:

Uma ciência que se propõe compreender por interpretação a atividade social e com isso explicar casualmente seu desenvolvimento e seus efeitos.

A sociologia segundo Marx:

 Segundo Marx, sociedade é uma totalidade complexa e indivisível composta de uma infraestrutura e de uma superestrutura. A infraestrutura é o arcabouço econômico ou base material. É onde ocorre a produção, a exploração e os conflitos de classe. A superestrutura é o arcabouço jurídico, político e ideológico da sociedade. É onde se situam instituições que se prestam a resolver os conflitos que ocorrem na infraestrutura.

 PIERRE BOURDIEU:

O pensador busca através de suas reflexões respostas para o problema das desigualdades escolares, e seu contexto.

Sociologia X Entre os muros da escola

O filme entre os muros da escola relata a situações vivida a em sala de aula, que contrasta com a nossa sociedade, que consiste em um professor dedicado que procura despertar algo á mais em seus alunos, porém, acaba tendo uma mistura de afetividade, amor e ódio. Acredito que ao mesmo tempo em que o Professor consegue trazer os alunos para perto dele, também acaba os afastando, pois, o professor age de uma maneira tradicional como:

Ordenando aos alunos á tirarem o boné;

Obrigando os alunos a pedirem desculpas;

Obrigando os alunos a contarem de sua vida pessoal;

Muitas das vezes perde o controle da situação agredindo alunos verbalmente.

O professor perde muito tempo entrando em conflitos com os alunos, enquanto poderia trazer eles mais pra perto dele.

Também deixa a desejar na parte de mostrar para os alunos qual é o papel de cada um na sociedade? E em que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com