TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia Respostas

Pesquisas Acadêmicas: Sociologia Respostas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 3

ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL indica a existência de diferenças, de desigualdades entre pessoas de uma determinada sociedade. Ela indica a existência de grupos de pessoas que ocupam posições diferentes. São três os principais tipos de estratificação social:

• Estratificação econômica: baseada na posse de bens materiais, fazendo com que haja pessoas ricas, pobres e em situação intermediária;

• Estratificação política: baseada na situação de mando na sociedade (grupos que têm e grupos que não têm poder);

• Estratificação profissional: baseada nos diferentes graus de importância atribuídos a cada profissional pela sociedade. Por exemplo, em nossa sociedade valorizamos muito mais a profissão de advogado do que a profissão de pedreiro.

MOBILIDADE SOCIAL entende-se toda a passagem de um indivíduo ou de um grupo de uma posição social para outra, dentro de uma constelação de grupos e de status sociais.

A relação entre estratificação social e mobilidade social é justamente a transição que os grupos das sociedades passam. Como um bom exemplo é quando um funcionário de renda muito baixa, e é promovido para receber uma renda superior a sua levando assim a mudança de status na vida social do mesmo.

2º Ascendente ou de ascensão social – quando a pessoa melhora sua posição o sistema de estratificação social, passando a integrar um grupo economicamente superior ao seu grupo anterior.

3° Na casta mais elevada estão os brâmanes, que são os sacerdotes e os mestres da erudição sacra. Segundo sua crença, a eles compete preservar a ordem social, estabelecida por orientação divina. Logo após, a segunda casta, os xátrias, guerreiros que formam a aristocracia militar. A terceira grande casta – a dos vaixás - é formada pelos comerciantes, artesãos e camponeses. Os sudras, por sua vez, executam os trabalhos manuais e diversas tarefas servis. É uma casta depreciada, tendo o dever de servir as três castas superior. A maioria são os párias, grupos de miseráveis, desprovidos de direitos e sem profissão definida.

4º Bom, Penso que classe social é uma divisão estabelecida pela sociedade e o governo, uma forma de dividir a sociedade por valor econômico.

5º A classe média é uma classe social presente no capitalismo moderno que se convencionou tratar como possuidora de um poder aquisitivo e de um padrão de vida e de consumo razoáveis, não só suprindo suas necessidades de sobrevivência como também a formas variadas de lazer e cultura, embora sem chegar aos padrões de consumo considerado exagerados das classes superiores.

6º "O mundo deu muitas voltas. Caíram barreiras, referências, mitos e muros. A história não coube em teorias. As teorias negaram suas promessas. O capitalismo continuou produzindo miséria, mas o socialismo avançou sem conseguir eliminá-la (...). Depois de 100 anos de socialismo e capitalismo, a miséria no mundo aumentou, e a economia transformou-se num código de brancos e numa fábrica de exclusão racionalizada. A modernidade produziu um mundo menor do que a humanidade. Sobraram bilhões de pessoas. Não se previu espaço para elas nos vários projetos internacionais e nacionais. No Brasil, essa exclusão tem raízes seculares. De um lado,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com