TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia do Vap5

Ensaio: Sociologia do Vap5. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/6/2014  •  Ensaio  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 2

Vap5 Sociologia

É o processo através do qual se expande o mercado e onde as fronteiras nacionais parecem mesmo desaparecer, por vezes, nesse movimento de expansão. Trata-se da continuação do processo de internacionalização do capital, que se iniciou com a extensão do comércio de mercadorias e serviços, passou pela expansão dos empréstimos e financiamentos e, em seguida, generalizou o deslocamento do capital industrial através do desenvolvimento das multinacionais.

Estamos nos referindo ao processo de:

Escolha uma:

a. nacionalismo europeu.

b. expansão interna das empresas.

c. desenvolvimento do Liberalismo.

d. globalização econômica.

e. nacionalização econômica.

Questão 2

Texto da questão

“A origem do movimento associativo dos trabalhadores está intimamente vinculada ao desenvolvimento da Revolução Industrial, que teve início na Inglaterra, em meados do século XVIII. A situação enfrentada pelos operários das primeiras fábricas inglesas, que trabalhavam em jornadas superiores a dezesseis horas diárias, ocasionaram as primeiras manifestações de oposição à nova forma de organização do trabalho, o trabalho fabril, e à intensificação da exploração da mão de obra que, reunida em um mesmo local, a fábrica, passou a receber uma remuneração fixa, o salário, em troca do trabalho realizado.[...] Tentando resistir a essa situação, os trabalhadores procuraram destruir as máquinas mais avançadas, o principal alvo, no movimento que ficou conhecido como Ludismo, uma referência a Ned Ludd, tecelão que havia destruído os teares da oficina em que trabalhava após discutir com o mestre. Esta forma de revolta elementar, isolada e limitada não conseguiu frear o desenvolvimento da industrialização. Das fábricas, as discussões ganharam as ruas e chegaram ao Parlamento onde a condição de miséria, a exploração e a falta de direitos dos trabalhadores ganharam adeptos para suas lutas. No ano de 1824, o Parlamento aprovou o direito de livre associação, antes restrito às classes dominantes. A partir daí, os trabalhadores avançaram na organização de suas lutas, legalizaram as associações de correspondência, que já existiam desde o século anterior, e constituíram as trade-unions, (...) que reuniram trabalhadores do mesmo ramo industrial. As trade-unionsfortaleceram-se e tornaram-se poderosas e eficazes representantes dos trabalhadores” (UNIMES VIRTUAL. Aula texto- 25).

A partir da leitura do texto acima, é correto afirmar que :

Escolha uma:

a. as trade-unions não guardam qualquer relação com os sindicatos de trabalhadores modernos.

b. o texto aborda corretamente a formação das trade-unions, na Inglaterra, que constituem embriões dos primeiros sindicatos operários modernos.

c. o texto relata a formação dos sindicatos operários mas o que ele registra não é correto porque tais sindicatos são anteriores à revolução industrial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com