TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia do trabalho

Tese: Sociologia do trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/2/2014  •  Tese  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho de Sociologia

Fórum da Unidade II: Quem são os sociólogos?

Fernando Henrique Cardoso é um sociólogo, cientista político, filósofo, professor universitário e político brasileiro. Professor emérito da Universidade de São Paulo lecionou também no exterior, notadamente na Universidade de Paris. Nasceu no dia 18 de junho de 1931(82 anos), Rio de Janeiro. Casado com Dona Ruth Cardoso.

Com seu trabalhou lançou matéria a respeito da Dependência e desenvolvimento na América Latina: ensaio de interpretação sociológica.

A Soma e o Resto – Um Olhar Sobre a Vida aos 80 Anos(Civilização Brasileira), recente lançamento do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, é um livro sobre reflexões políticas e pessoais do ex-presidente, gravadas em mais de 10 horas de conversa com Miguel Darcy de Oliveira.

Dois anos depois de terminar a tese de doutorado sobre a escravidão, FHC lançou o livro Empresário Industrial e Desenvolvimento Econômico no Brasil, de 1964. Com a chegada da ditadura militar no Brasil, ele é exilado e se muda para o Chile.

De lá, continua suas publicações como Cuestiones de Sociología del Desarrollo en América Latina, de 1968, e Mudanças Sociais na América Latina, de 1969. Até então, seus livros eram voltados para a área acadêmica e não tinham grande repercussão.

Fernando Henrique Cardoso é da geração fundadora da sociologia no Brasil e teve como um de seus mestres o não menos importante Florestan Fernandes. Como teórico, a contribuição acadêmica mais importante deste pensador foi sua participação no debate sobre a “teoria da dependência” (ele escreveu “Dependência e desenvolvimento na América Latina” em 1967, no Chile, junto com Enzo Falleto). No entanto, ao assumir a presidência da República, em 2005, a obra de Cardoso tem sido alvo de um mal entendido. O famoso “esqueçam o que eu escrevi”. Nesta frase, Cardoso pedia apenas a atenção de seus ouvintes, mas muitos usam a assertiva para minimizar e detratar sua obra. Trata-se de um equívoco

Por ser um ex-presidente e mesmo assim se interessar pela área de sociologia, como exemplo mesmo afastado de cargos políticos, mas ainda um personagem importante na política nacional, FHC continuou lançando livros no mercado internacional, como Charting a New Course: The Politics of Globalization and Social Transformation (2001) e The Accidental President of Brazil: a Memoir (2006), livro feito especialmente para o mercado americano e que traz prefácio assinado por Bill Clinton.

A finalidade de pesquisa este sociólogo e que tem um grande conhecimento tanto com relação a presidência da republica quanto as questões de desenvolvimento social das Américas. Sendo que uma parte importante para o Técnico em Administração e saber administrar o seu grupo de trabalho sem perder a qualidade do desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com