TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia Do Trabalho

Casos: Sociologia Do Trabalho. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/4/2013  •  1.859 Palavras (8 Páginas)  •  644 Visualizações

Página 1 de 8

A Sociologia do Trabalho

Naiane Ashley Ribeiro Pires

Professora: Heidiany Katrine Santos Moreno

Faculdade Metropolitana de Marabá

Engenharia Civil (Enc21) - Sociologia

12/04/2013

RESUMO

Para além das idéias de obrigação,dever ou ganha-pão,não apenas diferencia-se a noção de trabalho daquela do emprego (vista como uma determinada ocupação, uma relação contratual entre patrão e funcionário), mas também configura o termo trabalho em seu sentido mais amplo. Baseando-se nas obras dos clássicos da sociologia, compreende-se o trabalho como atividade consciente de transformação da natureza, que promove, ao mesmo tempo a realização plena das capacidades e potencialidades humanas. Fenômeno central no estudo das sociedades, o trabalho produz e é produto das condições econômicas, tecnológicas, históricas e sociais dos contextos de que surge e sobre os quais atuam. Partindo desta perspectiva ampla, as particularidades das sociedades industriais capitalistas, as diferentes formas de organização da produção, as crises econômicas, o movimento sindicalista, o processo de globalização, o desemprego, as motivações subjetivas do trabalhador, a relação entre trabalho e lazer são os principais fatos que fornece perspectivas fundamentais para o estudo deste fenômeno que pode ser considerado definidor da própria idéia de humanidade.

Palavras-chave: Sociologia,Trabalho,Emprego,Ensino de Sociologia

1 INTRODUÇÃO

A Sociologia do trabalho é o ramo da Sociologia voltado ao estudo das relações sociais no mundo do trabalho,a princípio, incluindo basicamente empresas e sindicatos e às implicações sociais da relação entre trabalho e técnica.

A palavra "trabalho" evoluiu da palavra latina Tripalium,castigo que se dava aos escravos preguiçosos e, historicamente, o trabalho foi considerado como uma atividade depreciável. Os gregos da Idade de Ouro pensavam que só o ócio criativo era digno do homem livre. A escravidão foi considerada pelas mais diversas civilizações como a forma natural e mais adequada de relação laboral. A ética protestante vem atribuir um valor positivo ao trabalho, considerando-o não como punição mas como oferenda a Deus. A partir de meados do século XIX, servidão, em suas várias formas, estará extinta na maior parte dos países ocidentais, sendo substituída pelo trabalho assalariado, socialmente valorizado.

As transformações do mundo do trabalho do artesanato ao trabalho industrial com grandes máquinas e finalmente ao trabalho imaterial bem como suas relações com as mudanças sociais na família, na cultura e na política constituem objeto de permanente interesse desta área do conhecimento. Já a partir das últimas décadas do século XX, a introdução de novos temas - notadamente os impactos das novas tecnologias, as novas formas de organização da produção, a obsolescência de várias profissões anteriormente valorizadas, a flexibilização das relações de trabalho e o acirramento dos mecanismos de exclusão e de novas formas de abordagem, com ênfase na transdisciplinaridade, abrem novas perspectivas para a investigação sociológica crítica.

2 DESENVOLVIMENTO

A maioria das pessoas associa as palavras Trabalho e Emprego como se fossem a mesma coisa, mas não são.O trabalho exerce uma capacidade transformadora ele é mais antigo que o emprego, o trabalho existe desde o momento em que o homem começou a transformar a natureza e o ambiente ao seu redor. Por outro lado, o emprego é algo recente na História da Humanidade. O emprego é um conceito que surgiu por volta da Revolução Industrial e é uma atividade que permite remuneração, mas não permite usar uma idéia, pois deve-se obedecer as ordens. Muitas pessoas tem um trabalho, mas não tem um emprego, e vice-versa.

Em outros períodos da História, o trabalho era realizado de maneira diferente, como a escravidão e a servidão. Na Grécia, o trabalho era feito pelos escravos, já na Idade Média, os servos trabalhavam para um determinado senhor feudal. Nesse caso, eles apenas trabalhavam, mas não tinham um emprego. O emprego só se propaga com o capitalismo , quando o trabalhador passa a vender sua força de trabalho (Física ou Mental)em troca de um salário.Na sociedade atual, somos reconhecidos a partir do trabalho que realizamos. Não há como sobreviver sem viver sem sua força de trabalho.

A Sociologia,encontra-se subdividida em diversas áreas, que embora tenham princípios muito semelhantes diferem especialmente em seu objeto central de estudo. Se a Sociologia volta-se para análises da sociedade, da vida em sociedade e das relações sociais, a especificidade do ramo da Sociologia do Trabalho está no fato de esta voltar-se mais particularmente para a busca da compreensão da organização e evolução do mundo do trabalho na sociedade, as relações de trabalho e as implicações sociais dos mesmos.

Essas preocupações não são tão antigas. As transformações no mundo do trabalho foram responsáveis por atrair o olhar de estudiosos, além disso, a visão que se tem do próprio trabalho foi construída ao longo do tempo. Os modos de produção nos quais as sociedades já se inseriram vem se modificando, e junto com isso vem se transformando o conceito do trabalho bem como as relações sociais suscitadas pelo mesmo e as preocupações referentes a isso.Historicamente sabe-se que o trabalho já foi considerado uma atividade extremamente depreciável.Os gregos da antiguidade clássica consideravam que o ócio criativo era digno apenas de homens livres,e também somente esses homens livres estariam aptos para dedicar-se a vida pública e a erudição. De outro lado estavam os escravos, que se dedicavam as atividades cotidianas, aos cuidados com afazeres domésticos e etc. Assim foi durante muito tempo, visto que se considerava a escravidão como a mais adequada relação laboral.

As transformações pelas quais o mundo do trabalho vem passando desde então são importantíssimas para que se compreenda a organização atual dessas relações, bem como as preocupações dos sociólogos dessa área. Desde o escravismo antigo, passando pelo artesanato, servidão, e tantas outras formas de trabalho até chegarmos aos moldes do trabalho industrial no mundo moderno acarretaram transformações que dizem respeito à própria vida em sociedade, organização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com