TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Solda n1

Por:   •  14/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 2

O TERMICO (ALÍVIO DE TENSÕES)

Sorocaba

03.2015

PRÉ-AQUECIMENTO

Eu entendi que o pré-aquecimento ele tem a função de aumentar a difusão do hidrogênio que facilita sua remoção da junta a ser soldada. Ao aquecer a junta da peça quando executar a solda ajuda a tirar a umidade que prejudica a qualidade da solda e do material que pode ocorrer trincas.

Preparando a peça com o pré-aquecimento ajuda a diminuir a velocidade do resfriamento da solda que evita as trincas, mas para iniciar um pré-aquecimento tem seus principais parâmetros especificados como: a espessura da peça, a natureza composição química e condições metalúrgica do metal.

Se a peça tiver uma espessura muito baixa não pode ser ultrapassado o calor com pré-aquecimento para que a peça não seja prejudicada.

A necessidade do pré-aquecimento aumenta com os seguintes fatores: teor de carbono do material, teor de ligas do material base, temperatura da peça, diâmetro do consumível.

Eu entendi que esse processo não é um tratamento térmico porque a função dele é preparar a peça a ser soldada de problemas, como se fosse um preparo para uma peça que tem chance de ocorrer problemas.

Assim no que eu entendi é que ele n influencia nas mudanças características do metal

PÓS-AQUECIMENTO

Já a utilização do pós-aquecimento é para fazer a eliminação do hidrogênio por processo da soldagem aquecendo a junta soldada imediatamente após o processo da solda na peça.

As temperaturas e o tempo são diretamente proporcionais a quantidade de liga do material.

O pós-aquecimento pode influenciar em um abaixamento da dureza, tendo a mesma função do pré-aquecimento, que mantem a temperatura da peça em um nível suficiente elevado para que a junta da solda se resfrie lentamente.

Raramente esse processo é aplicado isolado, é quase sempre junto com o pré-aquecimento.

TRATAMENTO TERMICO (ALÍVIO DE TENSÕES)

Tratamento térmico (alívio de tensões), esse tratamento envolve aquecimento abaixo da temperatura crítica de transformação, por um período de tempo que permite reduzir desta forma as tensões, provocada na operação da solda.

Essas tesões faz com que os metais se expandem quando aquecidos e se contraem quando resfriados, a dilatação é diretamente proporcional a variação de temperatura, a quantidade de calor aplicada.

Numa junta soldada, o metal mais próximo a solda tem sua temperatura elevada, assim aumentando a distancia da solda, essa temperatura diminui causando contração ou expansão podendo causar distorções nos metais.

Dependendo de sua aplicação e composição o metal não pode resistir a essas tensões e trincar

Com esse processo ele diminui as tensões na peça que poça prejudicar como empenos e diminui a dureza tanto da área fundida quanto térmica afetada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (40.5 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com