TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Solos E Fundações

Trabalho Escolar: Solos E Fundações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  1.118 Palavras (5 Páginas)  •  543 Visualizações

Página 1 de 5

SOLOS E FUNDAÇÕES

A primeira parte do prédio a ser construído são suas fundações, que ficam em contato direto com o solo, e têm a importante função de transmitir a ele todo o peso da construção. A fundação é o alicerce, o que segura a casa no lugar. Fundação é o elemento estrutural, geralmente enterrado, que serve para suportar o peso do prédio e pode ser executada com diversos tipos de materiais. Dependendo do tipo de terreno encontrado no local das obras, adotam-se tipos diferentes de fundações.

1. TIPO DE SOLO

As fundações são a base de uma construção e devem ser adequadas para aguentar seu peso e mantê-la de pé em qualquer tipo de solo que se encontre, evidentemente, desde que este tenha capacidade de sustentação.

Para a escolha do tipo de fundação interessa, portanto, saber:

• tipo de solo

• carga da construção e sua distribuição

Serão vistos aqui apenas alguns tipos de fundações diretas, pois as profundas exigem a realização de sondagem e estudos específicos por especialistas.

2. TIPOS DE FUNDAÇÕES

a. Baldrame

O baldrame é uma fundação direta, geralmente de concreto, que pode ser contínua para as paredes (fundação corrida ou sapata corrida) ou sapata para pilares. No caso particular de paredes, a sapata tem forma retangular.

Feita a cava destinada ao baldrame (sapata contínua), seu fundo deve ser apiloado (compactado com soquetes), de modo que fique bastante firme. Após essa compactação deve ser executado um berço de aproximadamente 5 cm, constituído por:

• concreto magro;

• colchão de areia; ou

• pedras cravadas no solo.

O fundo das cavas de fundações deve ser nivelado, para tanto mede-se a distância do fio até o fundo que deve ser sempre igual a H .

Se o terreno não for plano, o fundo da cava deve ser executado em degraus para evitar o escorregamento do concreto da fundação.

A extensão de abertura diária da vala deve ser tal que seja possível seu enchimento durante a jornada de trabalho para que não haja emendas. Caso o solo seja muito arenoso é conveniente que a vala seja escorada com tábuas fixadas com escoras a cada 0,50 m.

b. Radier

Quando o terreno for muito pouco resistente, caso de locais alagadiços ou constituídos por solos com características bastante diferenciadas de suportes, deve ser feita uma fundação do tipo radier, constituída por uma placa contínua de concreto de 10 cm de espessura, totalmente armada (tela soldada) em toda a área da construção ou apenas sob as paredes.

Sobre o radier apoiam-se as vigas (baldrames) e sobre estas, os pilares e as paredes.

c. Sapata

Caso a obra seja um sobrado ou uma casa térrea em solo pouco firme, utilizamos as sapatas para aumentar a superfície de apoio das fundações. As sapatas são estruturas de concreto armado, geralmente quadradas e com formato prismático que servem para dar apoio para os demais elementos estruturais (baldrame ou pilares). Após a abertura das cavas, procede-se o apiloamento do fundo das mesmas e coloca-se uma camada de, aproximadamente, 5,0 cm de areia para servir de lastro. Em seguida, coloca-se a forma de madeira e a ferragem (uma malha ou gaiola de aço) no fundo da cava e amarram-se as esperas na mesma com arame queimado. As esperas são barras de aço dobradas em “L” e que servirão para dar continuidade à estrutura, ligando-a ao próximo elemento estrutural (pilar ou baldrame). A última etapa é a concretagem da sapata com concreto no traço adequado para obter-se o fck calculado.

d. Estaca Broca

Caso o terreno seja fraco em sua camada superficial (60 cm) será necessário apoiar o baldrame, ou as sapatas, se for o caso, sobre brocas (estacas), que serão executadas nos cantos da construção e locais de encontro de paredes e de pilares. A broca é feita abrindo-se inicialmente um furo no terreno com cavadeira (ou trado) com um diâmetro de aproximadamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com