TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Solubilidade

Trabalho Universitário: Solubilidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2013  •  1.115 Palavras (5 Páginas)  •  1.508 Visualizações

Página 1 de 5

O Nitrato de Cobre II (Cu(NO3)2) também é dissociado pela água, tendo inclusive alto coeficiente de solubilidade, ou seja, precisa-se de muitos gramas de Cu(NO3)2 para saturar a solução desse sal em determinado volume e uma determinada temperatura de água2. A equação de dissociação é dada por:

Cu(NO3)(s) Cu2+(aq) + 2NO3-(aq)

O íon Cúprico também sofre hidrólise e a solução apresentará caráter ácido devido ao excesso de H+ na solução e é possível prever a existência de uma pequena quantidade da espécie química Hidróxido Cúprico (Cu(OH)2), esta base fraca provém da reação do cátion divalente do Cobre com a água, sugerindo o seguinte equilíbrio químico:

Cu2+(aq) + 2H2O Cu(OH)2(aq) + 2H+(aq)

Tanto o Etanol, a Sacarose como a Glicerina são miscíveis em água, ou seja, se misturam e são dissolvidos pela H2O, pois forças intermoleculares surgem quando as substâncias são adicionadas à água, e os efeitos da polaridade das moléculas mantêm-nas juntas. Essas forças intermoleculares são conhecidas, mais especificamente como Pontes de Hidrogênio, ligações entre Hidrogênios de uma molécula com elementos bastante eletronegativos (como o Flúor, o Oxigênio e o Nitrogênio) de outra. A Figura 5 ilustra o processo de miscividade das substâncias orgânicas polares (como o Etanol) em água.

FIGURA 5 – Pontes de Hidrogênio entre álcoois e água

É possível estabelecer que quando maior a cadeia carbônica (no caso de monoalcoois, por exemplo) menor será a miscividade da substância, posto que o aumento da parte apolar da molécula reduzirá a carga polar geral do composto por haver uma melhor distribuição eletrostática pela molécula e conseqüente redução de força dos vetores soma.

Compostos como Tolueno, querosene e Ciclohexano são apolares por causa da simetria de suas moléculas e, portanto imiscíveis em água. O solvente polar não solubilizará compostos apolares, pois a ausência de carga dos não-polares não permitirá qualquer interação entre solvente e soluto (apolar).

Nota-se, porém que apesar do Sulfato de Cálcio ser um composto iônico polar, ele é considerado insolúvel por possuir um coeficiente de solubilidade bastante reduzido (a solubilidade de CaSO4 em água é de 2g/L). No grupo dos Alcalino-Terrosos a solubilidade de Sulfetos diminui de cima para baixo por causa da elevada energia de solvatação dos íons Berílio (Be+) e Magnésio (Mg2), que são menores. Já os íons dos outros elementos possuem entalpias menores devido ao seu tamanho.

O que acontece com o CaSO4 é que ele possui elevada energia reticular (quando o seu cristal for dissolvido, o reticulo requer bastante energia para sua dissolução), ao ser solvatado (processo onde a energia é liberada) a entalpia desprendida no processo não é suficientemente elevada para que o processo ocorra e, logo, a substância é insoluvel4.

2.3. Ordem de solubilidade

Foi verificado que alguns compostos são mais solúveis que outros (entalpia de solvatação maior), isto é devido à afinidade polar do composto, ou seja, a água solvata mais íons do determinado composto e o coeficiente de solubilidade demora a ser atingido.

Esse coeficiente é a quantidade necessária de um soluto para saturar determinada solução em condições de temperatura e pressão predefinidos.

A ordem de solubilidade dos compostos analisados foi organizada, do mais solúvel para o menos solúvel, da seguinte forma:

NH4NO3 > Cu(NO3)2 > NaCl > AlK(SO4)2 > C12H22O11 > CaSO4

O Etanol (EtOH) é miscível com a água em proporções quaisquer.

2.4. Condução Elétrica

Como na dissolução de compostos há a formação de íons e estes íons estão livres na solução, haverá a corrente elétrica, e ela será tanto mais forte, quando mais íons estiverem dispersos na solução. Portanto, espera-se que NH4NO3, como era bastante solúvel e necessitou-se de muitos gramas do sal para saturar a solução, seja um excelente condutor, já que os íons dispersos são muitos devido a grande quantidade de soluto adicionado á solução.

Já a Sacarose é um péssimo condutor, pois sua solubilidade não se deve a dissociação de íons e sim por causa das Pontes de Hidrogênio; a polaridade da molécula admite uma pequena diferença de potencial, podendo conduzir, muito fracamente, eletricidade. A solubilidade da Sacarose é pouca devido ao tamanho da molécula, o que também reduz a propriedade condutora de eletricidade desta solução.

O CaSO4 também conduz pouco a eletricidade, pois sua solubilidade em água é mínima, portanto, muito poucos íons estão dissociados na solução.

Poder-se-ia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com