TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Steve Jo Bs

Ensaios: Steve Jo Bs. Pesquise 791.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo da Carta do cacique Seattle,em 1855

A carta do cacique Seattle foi feita na época em que o governo dos Estados Unidos tentava convencer o chefe da tribo a vender suas terras para dar prosseguimento à ocupação do território norte-americano.

Com a sabedoria de um grande lider o Cacique Seattle recomendou ás suas tribos que fossem para a reserva que os Estados Unidos tinha lhes ofericido em troca da Terra que eles habitavam, pois o cacique sabia que se caso eles se recusassem a sair, iria haver um confronto ao qual não conseguiriam resistir, no entanto deixou em seu profético discurso, uma lição para as futuras gerações de todos os povos do mundo.

Nessa carta ele pediu aos homens brancos que tivessem respeito pela natureza pois é dela que saiu toda a vida humana, e que se caso eles acabassem com ela estariam automaticamente destruindo a vida humana também. Ele pedi que não matem nenhum ser vivo por nada como os homens brancos faziam, e que só era aceito matar um ser vivo se fosse para se alimentar, e diz que eles tem que sempre lembrar, que Deus é um só, e que independente da cor de suas peles eles eram irmão perante ao pai.

Se as recomendações do Cacique aos governantes dos Estados Unidos tivessem sido respeitadas, talvez hoje a população mundial não estivesse tão vulnerável às consequências das transformações do planeta.

Abaixo coloquei um dos trechos mais emocionantes da carta:

“Ensinem os vossos filhos o que ensinamos ao nossos, que a terra é nossa Mãe. Tudo o que recair sobre a Terra recairá sobre os filhos da terra. Se os homens cuspirem no chão, cospem em si próprios. Uma coisa sabemos: a Terra não pertence ao Homem, mas sim o Homem que pertence a Terra. O homem não teceu a teia da vida, ele é meramente um fio dela, o que quer que ele faça une uma família. Tudo está interligado.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com