TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Subsistema De Orçamento.

Pesquisas Acadêmicas: Subsistema De Orçamento.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  2.299 Visualizações

Página 1 de 2

Exercício Proposto

1 – Leia o(s) trecho(s) abaixo e responda o que se pede:

Subsistema de orçamento

Podemos dizer que o sistema de Orçamento é um prolongamento do sistema de Contabilidade Geral (Fiscal e Societária). Em princípio, todas as informações constantes do sistema devem compor o orçamento.

Dentro desse conceito, à Contabilidade Geral soma-se o Orçamento, e esse conjunto de subsistemas trabalha as informações contábeis de forma integrada, em três módulos, em relação à temporaneidade da informação contábil: informações contábeis do passado, [...] do presente e [...] do futuro, onde estão as informações do orçamento.

[...] É importante ressaltar que o processo de orçamento dentro de uma empresa não se limita às informações inseridas nos sistema. [...] é longo e exige integração funcional e sinérgica muito grande, em todas as áreas. (PADOVEZE, 2009 p. 262-263) Grifo nosso.

Do seu ponto de vista qual é grande importância gerencial de se elaborar um orçamento para o negócio? Que cuidado o contador deve ter com as informações do passado da organização que estão inseridas no sistema? Para responder considere a afirmativa do autor que fala: “que o processo de orçamento dentro de uma empresa não se limita às informações inseridas nos sistema”, o que será que ele quis dizer com isso?

Respostas:

O mundo dos negócios mudou e hoje realizar o planejamento estratégico não é mais um luxo reservado a apenas grandes organizações e sim uma necessidade, exigindo das empresas cada vez mais o aprimoramento de seus processos de planejamento, avaliação e controle, tendo em vista a necessidade de tomada de decisões rápidas e de melhor qualidade que lhe assegurem o atendimento de seus objetivos de continuidade, expansão e lucratividade.

Dentro deste contexto, o orçamento empresarial é uma valiosa ferramenta não apenas de planejamento, mas útil também para controle das operações da empresa, independente de seu ramo de atividade, natureza ou porte, pois estabelece, da forma mais precisa possível, como se espera que transcorram os negócios da empresa, proporcionando uma visão bem aproximada da situação futura desejada. E não há como realizar um bom planejamento estratégico sem alinhar as metas e objetivos ao orçamento empresarial.

As informações geradas pela Contabilidade devem propiciar aos seus usuários base segura às suas decisões, pela compreensão da situação demonstrada, seu desempenho, sua evolução, riscos e oportunidades que oferece, por isso o contador deve ter cuidado com as informações do passado, pois as empresas partem do pressuposto da continuidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com