TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sucos são Francisco

Tese: Sucos são Francisco. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  Tese  •  1.835 Palavras (8 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 8

2 DESENVOLVIMENTO

A Fazenda São Pedro é uma tradicional fazenda do interior Paulista estando localizada na região de Ribeirão Preto, é uma empresa familiar e por isso tem uma base de sustentabilidade na economia, e se caracteriza como tal por ser constituída há mais de duas gerações por membros de uma mesma família, tendo como atual gestor o Senhor Oswaldo que é o proprietário da Fazenda, sendo que o mesmo tem dois filhos, João e José que tiveram ótimos conhecimentos em Administração de empresas e que ocupam respectivamente cargos na área financeira e comercial, possuindo assim uma gerência especializada e capacitada,

A empresa destaca-se por possuir um tamanho acima da média em relação às outras propriedades da região, trabalha com a produção de bens tangíveis, sendo seu forte o suco da Laranja, se tornando exclusiva na região por não ter optado pela cultura da cana, como as de mais fazendas. O Brasil é um dos maiores pólos mundiais de produção de suco de fruta, com destaque para o suco de laranja em que o país é o maior produtor e exportador mundial, se tornando o mais consumido no mundo, correspondendo a, aproximadamente, metade de todo suco de fruta consumido. A empresa faz parte do setor primário tendo em todo seu processo de produção muita eficácia e assim obtendo ênfase nos resultados, tendo seu mercado bem promissor, os investimentos mensais são altos, mas o retorno é satisfatório se tornando líder absoluta em vendas dos sucos, tendo uma concorrência monopolística, apesar de ser um mercado competitivo, os grandes players tem seus volumes de vendas insignificantes perto das vendas pela Fazenda São Pedro.

Porém no quesito organizacional ver-se a necessidade na formação do diagnóstico uma vez que o mesmo irá fornecer importantes decisões e ações adotadas para a melhoria da empresa, pois como percebemos, a empresa está sólida em sua região, mas tem a difícil missão de decidir se continua como está ou se busca novos horizontes, já que os filhos do Senhor Oswaldo têm linhas de raciocínios bem diferentes.

João, o filho mais novo é formado em Administração de Empresas, mais seu negócio era a área comercial, tendo experiência por ter trabalhado em algumas multinacionais e nacionais de grande porte, a expansão se daria com o aumento dos maquinários, abrir um escritório em São Paulo com a contratação de novos funcionários, desejando também expandir a área de abrangência do produto, contratar distribuidores locais para entregar nas residências, desenvolver o marketing comercial em diversos meios de comunicação. Seria útil haver compras de mais hectares e tendo mais produtividade nas laranjas, sendo assim como conseqüência positiva a suficiência produtiva servirá para atender grandes redes de supermercados e gerar na área de vendas mais empregos para a sociedade, já que através de pesquisa de mercado já foi constatado que o cliente em potencial tem poder aquisitivo alto e possui recursos próprios para o crescimento.

Por outro lado José, formado em Administração de Empresas, sugere que não se invista em mudanças duvidosas e propõe que haja somente compra de máquinas novas, em substituição pelas antigas, o que traria melhor aproveitamento de matéria-prima, menos desperdício e necessidade de menos funcionários, ou seja, mais modernização na empresa aumentando a eficiência produtiva. Confiando também que para reduzir custos deveriam ser demitidos os gerentes de vendas com salários mais altos e contratação de novos com salários mais baixos, assim controlando os custos e mantendo a margem favorável se mantendo ainda por muito tempo.

Pois bem, todo administrador deve saber a hora de colocar seus conhecimentos e decisões em prol da empresa, assim junto com toda a equipe e envolvendo todos da empresa desde a área da produção até a alta direção em um objetivo só com certeza a empresa alcançará novos horizontes, então após seus filhos terem expostos seus projetos, a função do Senhor Oswaldo como gestor da empresa é de intermediar a relação entre os dois filhos e o de analisar as duas propostas verificando seus pontos positivos e negativos para o futuro da empresa, também sendo indispensável cautela para analisar as situações e considerar qual delas irá trazer maior rentabilidade para a empresa.

Pode facilitar na tomada de decisão por qual caminho seguir e se tornando mais produtivo ao implantar o sistema Crowdstorming, através do contato com várias pessoas visa à construção de opiniões e ainda obtêm a integração para transpassar conhecimentos alavancando mais a sua decisão. Além disso, deverá ser feito um diagnostico organizacional, por meio do que ele poderá avaliar o ambiente externo e interno, a estratégia empresarial, a estrutura organizacional, a cultura e os possíveis resultados da empresa, ou seja, suas condições financeiras atuais para a expansão, mesmo sabendo que a empresa dispõe de recursos financeiros próprios para tal expansão, se tornando mais promissor pelo fato de não precisar fazer uso de linhas de financiamentos. As empresas com preocupação ética são capazes de obter sucesso não apenas ao nível de satisfação pessoal entre os envolvidos neste processo e a sociedade, mas também é capaz de proporcionar melhores resultados econômicos a organização no longo prazo.

Torna-se um ponto interessante o fato de a empresa ter entre seus membros pessoas com tempo de serviço na fazenda e que tem diversas formas para atingir seus objetivos, deixá-los sair implica muitas vezes perder uma preciosa fonte de conhecimento. Essas podem ser chamadas de diferenças culturais que devem ser reconhecidas como importante nas organizações, pois mostra a visão de cada um em relação ao ambiente que se criem espaços para inovação.

Sendo qual for à decisão do gestor terá que usar de alguns meios burocráticos para agilizar as novas mudanças da empresa. Se houver altos investimentos nas tecnologias o correto seria fazer como os grandes concorrentes internacionais do Brasil, é a criação de um oligopólio, ou seja, um sistema que faz parte da economia política que caracteriza um mercado onde existem poucos vendedores para muitos compradores.

As transformações em uma organização levam o gestor a tomar decisões importantes, sendo que toda tomada de decisão é cercada de duvidas e incertezas, porém, a gestão eficaz consegue induzir os colaboradores de forma a decidir empenhar-se em função da melhoria profissional, fazendo com que o sucesso venha a fazer para os envolvidos: (colaboradores, organização, clientes, fornecedores...), assim tendo sempre em base uma boa ética e sempre estimulando e proporcionando oportunidades para o profissional dos seus funcionários. Podendo até mesmo ser implantada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com