TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Suprimento A mão De Obra

Artigos Científicos: Suprimento A mão De Obra. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  1.480 Visualizações

Página 1 de 3

Suprimento a Mão de Obra

“As pessoas são diferentes entre si e dotadas de personalidade própria, com uma história pessoal particular e diferenciada, possuidoras de habilidades e conhecimentos, destrezas e competências indispensáveis à adequada gestão dos recursos organizacionais”.( Chiavenato, 2004).

Pesquisa interna das necessidades de pessoal e planejamento de pessoal

Segundo Chivenato (2004) a pesquisa interna das necessidades de pessoal, é uma verificação das necessidades da organização em relação as suas carências de recursos humanos no curto, médio e no longo prazo.O que a organização precisa de imediato e quais são seus planos futuros de crescimento e desenvolvimento, o que certamente significará novos aportes de recursos humanos.

O planejamento de pessoal é o processo de decisão a respeito dos recursos humanos necessários para atingir os objetivos organizacionais, em determinado período de tempo.Trata-se de antecipar qual a força de trabalho e os talentos necessários para a realização da ação organizacional futura. Chiavenato (2004).

A necessidade de mão de obra da Mult-flex é reflexo da demanda de serviços, ou seja, se houver aumento da produção conseqüentemente haverá aumento no seu quadro funcional.

Tipos de recrutamento

De acordo com Chiavenato (2004), existem 3 tipos de recrutamento.

-Recrutamento interno: havendo determinada vaga, a empresa procura preenchê-la através do remanejamento de seus empregados.

-Recrutamento externo: funciona com candidatos vindos de fora.Havendo uma vaga, a organização procura preenchê-la com pessoas estranhas.Ou seja, com candidatos externos atraídos pelas técnicas de recrutamento.

-Recrutamento misto: fontes internas e externas de recursos humanos.

È utilizado apenas o recrutamento externo, seus colaboradores são recrutados por uma agência de empregos.

Processo de seleção

A empresa tem auxílio de uma empresa de São Paulo.Na contratação de colaboradores nas áreas de vendas e administração, no entanto na área de produção a seleção é feita junto ao encarregado do setor, que procura conhecer as áreas de experiência do candidato para saber qual sua importância na empresa.

O recrutamento para vagas do setor de vendas e administração é feito com um grande número de candidatos, que na seleção aos poucos vão sendo avaliados, os que se encaixam melhor no perfil desejado pelo requisitante da seleção.

No entanto esse processo se resume em etapas:

-Recrutamento através de arquivos dos candidatos que são fornecidos espontaneamente.

-Triagem identifica os candidatos que se apresentam e atendem as exigências do requisitante.

-Verificação das referências do candidato.

-Exame Médico.

-Antecedentes Criminais.

-Avaliação dos candidatos (aplicação de dinâmicas de grupo).

-Decisão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com