TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade.

Tese: Sustentabilidade.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2013  •  Tese  •  1.223 Palavras (5 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ........................................................................................................4

2. PROJETO DE SUSTENTABILIDADE - COLETA DO ÓLEO DE COZINHA..........5

3. CONCLUSÃO...........................................................................................................9

4. BIBLIOGRAFIA.......................................................................................................10

1. INTRODUÇÃO.

A reciclagem de vários produtos acabou tornando-se um grave problema, pois não são descartados de forma correta, em especial o óleo de cozinha (objeto deste trabalho), pois apesar de ser muito utilizado, são poucas as pessoas que sabem as conseqüências do seu descarte inapropriado, afetando de maneira significativa o nosso cotidiano.

Trabalho elaborado a partir da reunião de um conjunto de informações que ajudaram na conclusão do desafio proposto.

O conteúdo constitui na elaboração do projeto de sustentabilidade sobre a coleta do óleo de cozinha, referente a disciplina de Responsabilidade Social e Meio Ambiente – RSMA, constituindo o desafio desta Atividade Colaborativa.

2. PROJETO DE SUSTENTABILIDADE - COLETA DO ÓLEO DE COZINHA.

APRESENTAÇÃO:

A Faculdade Anhanguera Santa Bárbara instalou-se na cidade Santa Bárbara d’Oeste, em uma região próxima de um ribeirão denominado Ribeirão dos Toledos, mas os óleos descartados de modo irregular pela rede de esgoto, lançados no tal ribeirão sem tratamento, estão provocando a mortandade dos peixes e demais animais que vivem no seu entorno, prejudicando também a população que depende do rio e da pesca. Iremos elaborar um projeto de sustentabilidade, considerando os aspectos econômicos, sociais e ambientais, visando proteger o meio-ambiente.

JUSTIFICATIVA:

O projeto de sustentabilidade deve ser realizado porque no cenário observado, a faculdade instalada nas proximidades de um ribeirão, está causando degradação ambiental com a sua atividade, lançando resíduos em um importante ribeirão, causando um forte impacto com dano a fauna aquática e também a vegetação ciliar, além, é claro, da população ribeirinha que não só pode estar sendo contaminada com eventuais resíduos (óleos) lançados pela faculdade, como também pela mortandade de animais aquáticos em razão de contaminação, antes utilizados pela população ribeirinha para subsistência.

OBJETIVO GERAL:

Evitar a poluição do Ribeirão dos Toledos com a elaboração de um projeto de sustentabilidade, com o objetivo de minimizar os impactos ambientais causados pela Faculdade Anhanguera, que se instalou próxima ao Ribeirão dos Toledos, que corta a cidade de Santa Bárbara d’Oeste, vez que a água contaminada pela faculdade em seus processos gastronômicos e culinários, acaba sendo lançada neste ribeirão o que prejudica o ciclo de vida que gira em torno dele, como a fauna aquática, mata ciliar e a população ribeirinha.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Reutilização do óleo utilizado na Faculdade, através de separação e o seu reuso pela própria faculdade em forma de sabão e demais produtos de limpeza, evitando assim lançar a água no Ribeirão dos Toledos, contribuindo não só para a manutenção da natureza como para a própria economia da faculdade em seus gastos com produtos de limpeza. O reuso do óleo pode ser utilizado tanto no processo produtivo como para revenda do mesmo na comunidade.

• Por tratar-se da grande quantidade de óleo utilizado pela faculdade diariamente, as sobras que porventura não forem utilizadas deverão ser retiradas por empresas especializadas para utilização do mesmo na fabricação de biodiesel.

PÚBLICO ALVO:

A população barbarense será beneficiada com este projeto de sustentabilidade, uma vez que o Ribeirão dos Toledos irá manter suas características inalteradas, possibilitando a sobrevivência da fauna aquática e terrestre, da mata ciliar e das pessoas que dependem do ribeirão para sua subsistência.

METAS:

Reutilizar todo óleo utilizado no processo produtivo da Faculdade, eliminando o seu lançamento no ribeirão.

METODOLOGIA:

Utilizar o óleo na fabricação de sabão caseiro, para utilização da própria faculdade e na venda do mesmo, uma vez que seu faturamento será utilizado para promover novos projetos sustentáveis para faculdade na reciclagem de demais materiais e na produção de outros produtos com a mesma matéria prima.

INDICADORES:

A avaliação do processo de sustentabilidade deverá estar descrito em relatórios periódicos de monitoramento, visando colher dados que demonstrem a viabilidade e continuidade das atividades. É necessário então o planejamento das metas, da metodologia e avaliação dos indicadores conforme demonstrado no quadro abaixo, para uma melhor clareza em busca do objetivo proposto:

METAS METODOLOGIA INDICADORES

Reutilizar todo o óleo utilizado no processo produtivo da Faculdade Anhanguera, eliminando o seu lançamento nas coleções de água. Instalar um centro de reaproveitamento do óleo utilizado nas cozinhas da Faculdade, para a fabricação de sabão de pedra caseiro, evitando o descarte do mesmo na rede de esgoto, evitando causar danos ao meio ambiente. Verificar o perfeito funcionamento do centro de coleta e do reaproveitamento do óleo usado, bem como, proceder a estocagem de forma adequada, para evitar o desperdício, e efetuar a embalagem para venda do sabão, fornecendo relatórios de qualidade e dos lucros obtidos pela reutilização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com