TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade

Trabalho acadêmico: Sustentabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.836 Palavras (8 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 8

SUSTENTABILIDADE

Trabalho apresentado como

requisito parcial para aprovação

em A1 na disciplina de Escola Superior de Gestão de Tecnologia da UCB, sob orientação da

Rio de Janeiro, set. 2012

Sustentabilidade.

RESUMO

Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável. Há inúmeras possibilidades de aumento da geração de energia gerado, como emprego de sistemas mais eficientes. No caso do bagaço, parece apropriado definir as condições de contorno do sistema de forma que não seja considerado nenhum impacto do ciclo de produção da cana. No caso da palha de cana, as condições de contorno do sistema considerarão todas as atividades e impactos relacionados à coleta e ao transporte. O emprego de práticas adequadas de coleta por meio de máquinas provavelmente evita grandes desgastes, como, por exemplo, a compactação do solo.

SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO ...............................................................................03

1.1 - DEFINIÇÃO DO PROBLEMA ......................................................03

1.2 - HIPOTESE ........................................................................................03

1.3 - OBJETIVOS ....................................................................................03

1.3.1 - OBJETIVOS GERAIS ......................................................................03

1.3.2 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS.............................................................04

1.4 - JUSTIFICATIVA .............................................................................04

2 - FUNDAMENTOS DA TEORIA .......................................................05

3 - CONCLUSÃO ..................................................................................08

1-INTRODUÇÃO

Primeiro, o Brasil usou a cana-de- açúcar para fazer um combustível verde e inteligente que surpreendeu o mundo inteiro.

Agora, o Brasil está usando a cana-de-açúcar para fazer eletricidade verde e inteligente que vai surpreender o mundo mais de uma vez.       

Nessa corrida, o bagaço da cana-de-açúcar é hoje um negócio estratégico para as maiores usinas do país. A União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica) estima que até 2021, a capacidade instalada das usinas para a cogeração de energia elétrica será de 13.158 megawatts, o equivalente a quase o triplo da capacidade da hidrelétrica de Belo Monte, central hidrelétrica em construção no Rio Xingu, no Pará, cuja garantia será de 4.751 megawatts. Não à toa, os investimentos na produção de bioeletricidade se aceleram dia a dia, mas o ponto alto costuma ser justamente o inverno, quando os níveis das hidrelétricas estão baixos e a colheita de cana, em alta, como agora.

1.1-DEFINIÇÃO DO PROBLEMA

Em razão ao projeto ainda não abordado pela empresa no que diz respeito à sustentabilidade. O desenvolvimento socioeconômico de um país depende essencialmente de energia. E gerar eletricidade com fontes limpas é algo que pode colocar o Brasil na dianteira de grandes potências.

1.2-HIPOTESE

Com potencial para ser a segunda fonte de eletricidade do país, altamente complementar a energia hidrelétrica, a bioeletricidade ajuda o Brasil a crescer forte e sustentável. 

1.3-OBJETIVOS

1.3.1-Objetivo Geral

A bioeletricidade é verde

O setor suco energético e o governo do estado de São Paulo assinaram o Protocolo Agroambiental, que promove a antecipação dos prazos legais para o fim da queima da palha da cana até o ano de 2017.

Essa antecipação e o uso de palha de cana-de-açúcar na geração de bioeletricidade contribuirão para a redução de 62 milhões de toneladas de CO2, somente no estado de São Paulo.

Para atingir a mesma economia de CO2, por meio do plantio de árvores nativas, ao longo de 20 anos, será preciso plantar 443 milhões de árvores nativas.

Energia limpa e renovável:

Reduzido impacto ambiental;

Contribuindo na redução de gases de efeito estufa.

1.3.2-Objetivos Específicos

- A bioeletricidade é inteligente

Implantação em 24-30 meses.

A bioeletricidade é gerada durante a safra da cana, entre abril e novembro, que coincide com o período de seca, quando o setor elétrico mais precisa de energia.

Atenua os riscos de atrasos e problemas na construção.

Fortalecer a indústria nacional de equipamentos

Manter a bioeletricidade com tecnologia 100% nacional

Evitar custos e riscos de transmissão da energia distante dos centros de consumo.

Gerar emprego tecnológico distribuído pelo interior do país Promover a geração e distribuição em polos tecnológicos no interior do Brasil.

1.4 – JUSTIFICATIVA

A energia obtida pela eletricidade da palha e bagaço poderia ser gerada numa usina de porte médio de forma muita mais barata e com mais facilidade para expansão.

Geração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com