TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade

Tese: Sustentabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  Tese  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 2

É indiscutível a necessidade que temos de preservação do meio ambiente e a conscientização de todos para os problemas que estamos enfrentando. Um exemplo disso é a escassez que enfrentamos no momento, a da água. Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), a escassez de água pode atingir 45% da população da Terra em 2050, e hoje já atinge aproximadamente 1,1 bilhão de pessoas.

Segundo relata a UNESCO, este é o mais grave problema enfrentado pela humanidade no século 21.

É preciso ressaltar ainda que a ONU tem feito um esforço no sentido de conscientizar o mundo para reduzir o desperdício de recursos naturais do meio ambiente. Em função disso, Ela tem lançado planos com metas para garantir a sustentabilidade ambiental durante o milênio atual. Um desses objetivos visa integrar o desenvolvimento sustentável nas políticas nacionais de diversos países como meio de reverter e reduzir as perdas de recursos naturais e conscientizar os exploradores de terra do mundo que façam uso desses recursos vegetais e minerais de forma que possam retirá-los com o mínimo de desperdício, uma vez que é difícil frear tais práticas nocivas ao meio ambiente.

Além disso, as práticas predatórias em determinadas culturas podem em pouco tempo, inviabilizar o uso de terras e a extração desses recursos naturais. A exploração exacerbada da terra por mineradoras e a de petróleo são práticas que devem ser revistas urgentemente, pois as consequências dessas explorações irresponsáveis são previsíveis e dramáticas: poluição da terra por metais pesados e dos oceanos.

Nosso desafio tem sido hoje a implantação da economia futura, ou seja, trabalhar a preservação, economizar hoje para que se tenha no amanha. Afinal essa é a definição exata de Desenvolvimento Sustentável, que é suprir as necessidades do presente sem afetar as habilidades da geração futura – Extrair oque se usa hoje, sem prejudicar e ainda preservar para o uso no amanha.

Sendo assim, é necessário que a conscientização seja universal, pois o desafio de reduzir a agressão ao meio ambiente é um sacrifício que deve ser compartilhado por todos. É preciso que os governos adotem leis que auxiliem no progresso das ideias sustentáveis e pelo controle das práticas voltadas para a preservação do meio. Além disso, ações voltadas à criação de projetos educativos e propagandas devem fazer parte da agenda de empresas que exploram esses recursos, a fim de que divulguem a importância da sustentabilidade para a saúde do planeta.

É de nossa responsabilidade agir de forma consciente no uso tanto da água, assim como no uso de produtos recicláveis, e também na conscientização das pessoas em nossa volta. Seja em nossa casa, no nosso local de trabalho. Fazendo isso poderemos garantir uma melhor qualidade de vida para as gerações futuras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com