TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade

Pesquisas Acadêmicas: Sustentabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  518 Palavras (3 Páginas)  •  1.350 Visualizações

Página 1 de 3

Um autor que não poderia faltar nesta discussão é sem dúvida Fritjof Capra. Físico e teórico do pensamento sistêmico ele revolucionou as análises com suas teorias.

A primeira opção de resenha vem com base no texto “As Conexões Ocultas. Ciência para uma vida sustentável”, publicado pela Editora Cultrix Amana Key. São Paulo. 2002.

Leiam o texto e analisem o diagrama, em seguida produza uma resenha analisando os temas levantados.

Resenha:

Apos a leitura dos artigos e textos sugeridos, o que se pode concluir diante discussão apresentada por Fritjof Capra, é que todos os seres vivos do planeta, possuem relações inter-relacionadas, ou seja, as atitudes e escolhas atingem direta ou indiretamente ao outro.

Essas relações podem ser diretas ou indiretas, porem causam efeitos positivos e negativos a todas as formas de vidas existentes.

A busca insessante pela riqueza, o desenvolvimento desenfreado, causaram efeitos desastrosos em todo o planeta, destruindo vidas, florestas, agredindo o meio ambiente em uma visão geral e avassaladora.

Ao passar dos anos, a ideia de que os recursos naturais nao se acabariam, tem sido gradativamente apagada, pois atraves desse desenvolvimento desenfreado, o homem sentiu em sua propria pele o impacto causado por suas atitudes destrutivas.

Seria culpa da Globalização? Do crescimento das indústrias, da expansão dos territórios? Torna-se uma faca de dois gumes apontarmos culpados, pois estes processos foram necessários para o próprio desenvolvimento e crescimento das cidades, países, nações. Talvez possamos colocar uma linha tênue, sobre o ato de executar e como executar tais processos.

A poluiçao dos rios, epidemias, mudanças climáticas constantes causando desastres ambientais, como Tsunamis,Usinas Nucleares e seus vazamentos, demonstram claramente que se não mudarmos a forma de ver e agir, em um curto espaço de tempo nao haverá condições de sobrevivência e nem um futuro a ser vivido.

Sinais, já estão sendo transmitidos: Doenças que não se sabe a real origem, redução consideravel dos recursos naturais e a falta de qualidade de vida, fatores primordiais para a sobrevivencia do homem, são assuntos abordados diariamente em todos os meios de comunicação.

Necessário, reeducar-se, conscientizar-se de que os recursos naturais devem ser utilizados de forma a se pensar em como repor ao meio ambiente, ou em alternativas para a substituição dos recursos com um modo sustentável de se viver.

Eis a grande questão? É necessário que eu adquira isto? Preciso realmente utilizar este recurso? Quais alternativas tenho antes de realizar esta tarefa?

Agora é o momento de refletir!

Alinharmos a ideia de que todos devem interagir e trabalhar pensando nas gerações futuras que tambem necessitarão sobreviver, manter-se e gerar recursos necessarios para tal.

Com isso, planta-se o conceito de que renovar e reinventar-se é o melhor caminho e deve ser aplicado agora, para que o amanha possa existir e nao apenas em lendarias historias como a que estudamos pelos livros como em épocas dos dinossauros, que viviam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com