TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade

Resenha: Sustentabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  Resenha  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 2

A sociedade anteriormente era muito diferente dos dias atuais, as organizações eram pequenas e simples. Com a Revolução Industrial, surgiu, a racionalização do trabalho operacional, a substituição do artesão e de sua oficina para a migração de massa humana nas fábricas. Ou seja, a força braçal deixou de existir, sendo substituída por grandes máquinas, e com a utilização das máquinas, os dirigentes ficaram mais autoritários e os funcionários mais “mecanizados”, não havia espaço para que os mesmos pudessem desenvolver suas habilidades e inteligência, e assim o trabalho repetitivo e rotineiro.

Tínhamos também a questão gestão. Os dirigentes naquela época cuidavam de seus estabelecimentos com base em organizações militares ou eclesiásticas dos séculos anteriores, e suas teorias eram baseadas em experiências e tradições. Tudo era baseado no improviso. Tomava-se uma atitude conforme o fato ocorrido naquele momento. Não havia um estudo, preparo ou se quer um planejamento. Em resumo podemos dizer que houve um crescimento tão desordenado que as organizações se limitaram em produzir, se preocupando em economizar mão de obra e evitar o desperdício, esquecendo-se da gestão como um todo.

Mais tarde foi desenvolvida a Teoria da Administração Cientifica (Taylor) e a Teoria Clássica (Fayol). Algo de sumo importância dentro das industrias e no mundo da Administração. Ou seja, surgiu uma nova maneira de pensar.

Taylor e Fayol, sentiu-se a necessidade de dividir o trabalho, de acordo com cada cargo e função, estabelecendo padrões de execução, treinamentos e seleção do trabalhador de acordo com as fases do trabalho, incentivos materiais e salariais, dividiu as funções administrativas em planejamento, organização, coordenação, comando e controle, estudos e normas. Ou seja, o colaborador é um ser pensante, com habilidade e competência.

Com isso podemos concluir que, o método empírico foi sim bastante utilizado pelas empresas, de acordo com as necessidades da época. Mas nenhuma Organização consegue sobrevier no âmbito do improviso. É de suma importância o planejamento, o controle e a divisão de tarefas (gerentes e trabalhadores). Tem como objetivo maior, aumentar a eficiência, eficácia e competência da Organização, para que se tenha o melhor rendimento e recurso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com