TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade

Trabalho Escolar: Sustentabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  1.675 Palavras (7 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO UNIVERSITÁRIO - CATÓLICA DE SANTA CATARINA

CURSO DE CINÊCIAS CONTÁBEIS

METODOLOGIA CIENTIFICA

SIMONE SANTOS

PROJETO DE PESQUISA – SUSTENTABILIDADE

JARAGUÁ DO SUL

2014

SUMARIO

Resmo................................................................................................................. 1

Resumo: Trata de uma abordagem teórica sobre sustentabilidade. Refere-se ao termo como um tema que tem sido comentado, pesquisado e é de grande interesse da sociedade em si. Está presente nos noticiários dos jornais, revistas, televisão e já era discutido antes mesmo de ter sido denominado em meados dos anos 90. Retrata-se como uma política e estratégia de desenvolvimento econômico e social, que não causa prejuízo do meio ambiente e dos recursos naturais, e que, de sua aplicação depende a continuidade da raça humana com seu desenvolvimento não predatório, porém sua abrangência é ainda maior que a preservação do meio em que vivemos, pois estamos falando também do “ser humano” e de todas as ferramentas e obras sociais que norteiam nossas atitudes, mostrando que desde o mais simples consumidor até o mais rico empresário, somos todos responsáveis e estamos todos envolvidos e com certeza seremos cobrados pelas gerações futuras.

Palavras chave: Sustentabilidade; Desenvolvimento; Preservação.

JUSTIFICATIVA:

Devemos apoiar projetos que fazem algo construtivo pelo meio ambiente e pelo social e repensar pequenas atitudes, que feitos em escala global podem causar um desequilíbrio no planeta e acabar destruindo o mesmo que é maravilhoso.

OBJETIVO:

Aprofundar nas pesquisas e nas práticas realizadas; demonstrar através de exemplos que sustentabilidade beneficia significativamente os seres humanos, os animais e o meio ambiente, ajudar a deixar nosso planeta mais belo.

PROBLEMA DA PESQUISA:

Fazer com que as pessoas entendam que pequenas ações diárias podem fazer toda a diferença para o ambiente; apagar as luzes, fechar a torneira e reciclar, ultrapassar o limite ambiental e atuar em outras áreas, como na social, diminuindo as desigualdades.

EMBASAMENTO:

A Sustentabilidade está presente nos noticários dos jornais, revistas, televisão e já era discutido antes mesmo de ter sido denominado em meados dos anos 90.

Conforme explica Silva (2009) citado por Bacha, Santos e Schaun (2010)

O interesse por sustentabilidade se originou durante a década de

1980, a partir da conscientização dos países em descobrir formas de

promover o crescimento sem destruir o meio ambiente, nem

sacrificar o bem-estar das futuras gerações. Desde então, o termo

se transformou em cenário para causas sociais e ambientais,

principalmente no nos negócios [...].

Barbieri e Cajazeira (2009) afirmam que a resolução da Assembleia da ONU de 1986, que declarou o desenvolvimento como um direito humano, assim como a divulgação do Relatório Brundtland , em 1987 e a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, que ocorreu em 1992 no Rio de Janeiro, foram alguns dos diversos eventos de movimento do desenvolvimento sustentável. E foi através destes eventos e principalmente através do tal relatório que o desenvolvimento sustentável foi introduzido no debate internacional (MANZINI; VEZZOLI, 2008). O conceito sobre o tema apresentado no Relatório Brundtland e citado por Barbieri e Cajazeira (2009, p. 65), diz que "desenvolvimento sustentável

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com