TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade

Ensaios: Sustentabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2015  •  1.523 Palavras (7 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 7

DESTINAÇÃO SUSTENTAVEL DAS LATAS DE PICHE

A presente pesquisa teve por objetivo propor uma destinação adequada para as latas de piche utilizadas no setor da construção civil, e as vantagens desta proposta. O objeto de estudo utilizado foi a “lata de piche”, resíduo de construção e demolição. O objeto foi escolhido devido ao grande potencial poluidor que possui; possíveis impactos ambientais que podem ser causados pela disposição irregular; a contribuição para a sustentabilidade nos processos de construção civil, minimização dos impactos ao meio ambiente, além de ser também um projeto inovador.

A metodologia utilizada foi o estudo de campo. Os principais resultados obtidos na pesquisa foram as possibilidades do fabricante realizar a logística reversa do resíduo, e o co-processamento deste resíduo em fornos de cimento. Levando em consideração que atualmente o destino do resíduo é o entulho, conclui-se portanto que o projeto contribui para o meio ambiente, propondo uma alternativa sustentável, pois o resíduo pode ser reutilizado como matéria prima na indústria cimenteira, sem que afete a qualidade final do produto, auxiliando no atendimento da resolução CONAMA nº307:2002, que estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para os resíduos da construção civil.

Palavras-chave: lata de piche; resíduo da construção civil; sustentabilidade. INTRODUÇÃO

Este projeto cujo tema teve como objeto de estudo um resíduo da construção civil ao qual não é dada a devida atenção, principalmente pelo fato de ser um resíduo de alta periculosidade, este resíduo é a “lata de piche”, que é um material betuminoso utilizado como impermeabilizante. O objeto em questão encontra-se delimitado geograficamente na cidade de São Bernardo do Campo, São Paulo. E temporalmente considera o período de abril até setembro de 2013.

Dentre os principais motivos que justificaram a realização dessa pesquisa citam-se que: foi um projeto inovador, trouxe benefícios ao meio ambiente, contribuiu para a sustentabilidade, pois o resíduo impacta drasticamente o meio ambiente. O estudo ora apresentado é relevante devido a inexistência de destinação definida para este resíduo, que impacta drasticamente o meio ambiente. Objetivou-se com essa pesquisa propor uma destinação sustentavelmente adequada para as latas de piche utilizadas no setor da construção civil.

Para o desenvolvimento do estudo problematizou-se quais as possíveis destinações para a lata de piche usada? Como solução para o problema apresentado adotou-se como hipótese o co-processamento do resíduo. A metodologia adotada nesse estudo foi o estudo de campo, pois foi levantado o que é feito hoje com o resíduo.

Artigos, teses, dissertações, monografias, fotografias, vídeos, normas, requisitos legais, amostras, foram alguns dos instrumentos de pesquisa utilizados nesse projeto.

Entre os principais referenciais utilizados que serviram para o embasamento teórico da pesquisa encontram-se: Nascimento (2012), Oliveira (2006), NBR 10.004:2004, NBR 15.113:2004, Lei Federal nº 12.305:2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos), Lei Estadual de São Paulo nº12.300:2006 (Política Estadual de Resíduos Sólidos), Resolução do CONAMA 307:2002, entre outros.

De acordo com a periculosidade e a NBR 10004:2010, a lata de piche é classificada como um resíduo classe I, ou seja, perigoso. Com relação à origem, a lata de piche é classificada como resíduo da construção civil. Levando em consideração a composição química, a lata de piche é um resíduo inorgânico (lata - metal) contaminado por um resíduo orgânico (piche). De acordo com a biodegradabilidade, a lata de piche é um resíduo não degradável. Conforme a NBR 15113:2004 e a resolução CONAMA nº330/02 e as suas alterações a lata de piche é classificada como um resíduo da construção civil classe D. Segundo a classificação dos materiais de construção quanto à função, definida por Hagemann (2011), o piche é um material de proteção. E ainda conforme o mesmo referencial o piche é classificado como um material artificial quanto a sua origem (modo de obtenção).

No estudo de campo realizado através do questionário que foi aplicado às empresas foram obtidos os resultados apresentados no Quadro 1.

Questão Resultados

Utiliza algum material betuminoso como impermeabilizante? 80% utilizam material betuminoso como impermeabilizante

Qual a aplicação do impermeabilizante betuminoso?

80% para impermeabilização de lajes

60% para impermeabilização de estruturas metálicas em contato com o solo

40% para impermeabilização de alicerces

Qual o volume/peso das embalagens do material betuminoso que a empresa utiliza? 80% utilizam embalagens de até 10 kg ou 10 litros

A embalagem do material betuminoso é de que material? 80% utilizam embalagens de plástico

Qual a destinação/tratamento do resíduo contaminado com o material betuminoso após o uso pela empresa?

80% destinam o resíduo das embalagens contaminadas para entulhos de RCD

São apresentadas as seguintes propostas como destinação do resíduo:

a) Incineração; b) Co-processamento; c) Aterro industrial classe I para resíduos considerados perigosos conforme a NBR 10004:2010.

Segundo Riquena (2013 apud OLIVEIRA, 2013) o co-processamento do resíduo é viável desde que sejam utilizadas cintas metálicas aquecedoras para que o piche que esta impregnado na embalagem, possa retornar ao seu estado pastoso. Esta ação permite que o piche seja bombeado e incorporado com outros resíduos sólidos a fim de se obter um blend de qualidade para a cimenteira e posterior coprocessamento. Dependendo do tipo de polímero da embalagem, o processo de coprocessamento pode ter restrições. O tipo de polímero pode apresentar taxas de cloro que não são recomendadas no co-processamento, pois com o aquecimento, este polímero pode liberar dioxinas e furanos.

Ainda segundo o mesmo referencial, a incineração é possível se realizada em incineradores rotativos (formato cilíndrico), pois sua estrutura garante a segurança do processo de destruição total. Diferente do incinerador fixo, onde o resíduo a ser aquecido escoa contaminando o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com