TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade

Trabalho Universitário: Sustentabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2015  •  908 Palavras (4 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 4

Desafio Profissional

Passo 1: Diagnóstico dos impactos ambientais causados pela construção civil:

Aterros irregulares, ocupação de aterro, contaminação do solo, contaminação da água, poluição do ar, consumo de água e energia de forma excessiva, esgotamento de recursos naturais e não renováveis.

Problemas causados por: descarte irregular de embalagens contaminadas, emissão de gases poluentes, utilização irregular do solo, água e energia. E por falta de treinamento e orientação dos funcionários que trabalham no local.

Passo 2: Sustentabilidade econômica

Título da ação: Gestão econômica sustentável

Objetivo Ação Resultados esperados

1. Gestão empresarial com ênfase na sustentabilidade. A. Informativo/capacitação sobre sustentabilidade. - Educação ambiental para executivos, colaboradores e funcionários da empresa.

B. Implantação do conceito de sustentabilidade no setor empresarial. - Conscientização da importância de uma gestão sustentável.

C. Implantação do modelo de empresa sustentável. - Incorporar a sustentabilidade no cotidiano da empresa.

2. Estratégias de negócio sustentável. A. Definição de critérios de sustentabilidade para empreendimentos. - Demonstrar que é possível relacionar ideias empreendedoras com sustentabilidade.

B. Alinhamento de ações de responsabilidade ambiental com estratégias de negócios. - Implantação de ações ambientais, que permitam a gestão de negócios consciente e lucrativa.

C. Estratégias que conciliem o desenvolvimento econômico com o desenvolvimento ambiental. - Conscientizar que a preservação ambiental é um importante fator no crescimento da empresa.

Passo 3: Sustentabilidade ambiental

Título da ação: Redução dos impactos ambientais

Objetivo Ação Resultados esperados

1. Elaboração de projetos sustentáveis. A. Estudos topográficos, geológicos e hidrográficos dos locais de construção. - Reduzir de forma significativa o desgaste do solo e a poluição do solo e dos lençóis freáticos.

B. Pesquisa de fontes renováveis, reutilização de materiais e formas alternativas de utilização de energia. - Utilização sustentável dos recursos naturais, reciclagem de materiais, utilização consciente de energia, redução da emissão de gases poluentes.

C. Projetos que priorizem a gestão ecológica. - Minimizar os impactos ambientais nos locais de construção e nas suas proximidades.

2. Elaboração de relatórios de sustentabilidade. A. Avaliação dos avanços das medidas sustentáveis. - Crescimento da empresa e progresso no desenvolvimento das ideias sustentáveis.

B. Ampliação das ideias sustentáveis. - Demonstrar os benefícios da sustentabilidade, aumentando o número de projetos sustentáveis.

C. Melhorias no modelo de gestão sustentável. - Inovação dos projetos atuais e criação de novas maneiras de crescimento sustentável.

Passo 4: Sustentabilidade social

Título da ação: Responsabilidade Social

Objetivo Ação Resultados esperados

1. Criação de projetos que proporcionem melhorias na saúde e segurança do trabalhador. A. Capacitação e treinamento dos trabalhadores. - Trabalhadores treinados e bem capacitados em diverso setores, priorizando a sustentabilidade.

B. Sistema de gestão de saúde e segurança do trabalhador. - Garantir os direitos dos trabalhadores em casos de doenças e acidentes. Aquisição de equipamentos de segurança de qualidade.

C. Substituição dos EPI’s antigos por equipamentos modernos e mais seguros. - Promover o bem-estar dos trabalhadores e condições satisfatórias no local de trabalho.

2. Responsabilidade e inclusão social. A. Encorajar os funcionários a participarem de programas da empresa envolvendo a comunidade. - Integrar questões de desenvolvimento sustentável e social no âmbito do trabalho.

B. Formação de mão de obra em comunidades vizinhas às obras. - Participação da comunidade.

C. Inclusão social. - Formação de mão de obra sem diferenciação de sexo, idade, grupos étnicos, orientação sexual e religião. Contratação de mulheres, portadores de necessidades especiais e de outros grupos relevantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com