TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade

Artigos Científicos: Sustentabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  768 Palavras (4 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 4

A INDÚSTRIA CULTURAL E A TEORIA SOCIAL DE BOURDIEU.

SUMÁRIO

1. Introdução................................................................................ 03

2. A Indústria Cultural................................................................... 04

3. Teoria Social de Bourdieu........................................................ 05

4. Conclusão................................................................................. 06

5. Referências Bibliográficas........................................................ 07

INTRODUÇÃO

A Industrial cultural é o nome dado à empresa e instituições que trabalham com a produção de projetos canais, jornais, rádios e outras formas de descontrações baseadas na cultura, e que visa o lucro. Sua origem inicia se através da cultura capitalista que visa à cultura como um produto industrializado e pensa apenas no lucro, nos dias de hoje umas das indústrias mais fortes é a televisão que forma o indivíduo um ser capitalista cada vez mais cedo, nela observamos diferentes temas de cultura em diferentes horários, em quase tudo que se passa nesse meio de comunicação existem mensagens subliminares que escapam do controle e quase sempre causa a alienação do individuo.

Pierre Bourdieu foi um eminente sociólogo Francês nascido em uma família campesina, desenvolveu ao longo de sua vida, diversos trabalhos abordando a questão da dominação. Escreveu obras sobre vários temas, e em todos os temas ele conseguiu apurar conhecimentos importantes. A sua teoria, desenvolvida ao longo de décadas de pesquisas, resultou em instrumentos teóricos preciosos que nos permitem analisar e compreender a realidade social. Conceitos como Habitus, campo, capital, dominação, distinção, violência simbólica, entre outros, constituem a sua teoria.

INDÚSTRIA CULTURAL

Temos nos dias de hoje diferentes formas de cultura expostas, e com isso a Indústria Cultural vem crescendo e visando cada vez mais o lucro nas variadas formas de cultura. Diante disso percebemos no meio cultural; televisão (cultura em massa) como um produto que é capaz de mostrar conteúdos reveladores e contribuir para o desenvolvimento humano, por outro lado como já dissemos é um produto capaz de alienar totalmente uma pessoa levando essa a pensar e a agir como lhe é proposta sem qualquer tipo de argumentação.

No modo de noticiário ou radio, por exemplo, temos noticias da China, Índia, EUA ou Nordeste Brasileiro, veiculando informações favoráveis ao governo, dessa maneira, o direito a informação desaparece e os telespectadores são desinformados ou ficam mal informados. A desinformação é o principal resultado negativo dessa mídia, pois como são apresentadas as noticias, faz com que o ouvinte ou espectador fique perdido com a falta de localização espacial, pois as noticias de vários lugares do mundo parece próxima e igualmente distante, pois os acontecimentos são relatados como se não tivessem causas passadas nem efeitos futuros; surgem como pontos presentes, sem origem e sem consequências.

Em contrapartida temos as novelas que criam o sentimento de realidade onde as pessoas na maioria das vezes alienadas na trama, vivem o que é passado num mundo irreal e de pura ficção produzida.

Vemos que essas duas mídias podem nos oferecer um mundo inteiro num instante, mas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com