TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade

Artigos Científicos: Sustentabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  2.509 Palavras (11 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 11

Universidade Anhanguera-Uniderp

Administração e Ciências Contábeis

Teoria da contabilidade, Ciências Sociais e Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Desafio Profissional

Sumario

1. Objetivo........................................................................3

2. Sustentabilidade pratica e soluções........................... 4

3. Impactos da construção civil ao meio ambiente......... 5

3.1 Saúde do espaço...............................................7

3.2 Contaminação do solo......................................7

3.3 Qualidade do ar .............................................. 7

4. Sustentabilidade Econômica........................................9

5. Sustentabilidade Ambiental.........................................11

6. Sustentabilidade Social...............................................13

7. Relatório Final.............................................................14

8. Referências..................................................................15

1 . Objetivo

O objetivo do desafio é de adotar praticas e princípios de sustentabilidade para as praticas da L&Construção, que é do ramo de construção, que com estas novas medidas a serem adotadas pela política da empresa, para contribuir com o meio ambiente e com a sociedade. Visando também obter lucro, valorizar sua marca e manter-se competitiva no mercado.

A L&Costruções é uma empresa de construção civil localizada no estado de Sergipe, com aproximadamente 230 colaboradores, atuante na área profissional desde 1983, competente na construção de projetos de casas populares com qualidade, onde o gestor de negócios da empresa Sr. Manoel, tem se preocupado com os impactos da construção civil ao meio ambiente, pelas praticas poluentes que a empresa tem causado no inicio e finalização de um projeto. Após se informar sobre o assunto de praticas sustentáveis, viu que a empresa adotando estas praticas alem de contribuir para a preservação do meio ambiente, estando também de acordo com a legislação, poderia lucrar com a economia que estas praticas trazem, aumentando o patrimônio liquido da empresa e favorecendo sua marca e posição no mercado de trabalho. Assim associando a escolha do mercado pelos projetos da L&Construção com inteligência, responsabilidade, eficiência e transparência.

2 . Sustentabilidade pratica e soluções

São consideradas praticas sustentável a utilização correta de recursos naturais, para suprir as necessidades humanas, sem prejudicar o equilíbrio dos ecossistemas e habitat naturais, que são de extrema importância e fundamentais para o equilíbrio e vida na terra. Medidas sustentáveis devem ser adotadas pela sociedade, o Estado e pelas empresas, garantindo a preservação e a utilização responsável destes recursos, para que as gerações futuras também possam suprir suas próprias necessidades, garantindo o bem estar das futuras gerações e que elas possam também utilizar destes recursos para suprir suas necessidades.

A degradação e destruição do planeta com a interferência da ação humana se intensificou com a Revolução Industrial, que tinha como principal objetivo a produção em massa, com a criação das maquinas a vapor, visando diminuir os custos de produção e aumentar os lucros. Era o começo do consumismo do sistema capitalista global, que conhecemos hoje.

Um sistema que visa apenas lucrar não medindo consequência na atividade econômica que causa a destruição da natureza, tratando estes recursos naturais necessários para o bem estar humano, de formas irresponsáveis como meios infinitos e gratuitos. Sem seu respeito e devidos valores.

A ação predatória do homem se intensificou ate os dias atuais ocasionando na degradação de mais de 60% do planeta. Essas ações ocasionaram na escassez de recursos naturais, e o aquecimento global pela emissão dos GEEs.

3. Impactos da construção civil ao meio ambiente

Um dos desafios da indústria, Estado e sociedade, tem sido discutir e procurar soluções de como reverter o quadro de um desenvolvimento que esta causando a destruição do planeta. O motivo desta destruição contínua vem da relação que o homem tem lidado com a extração de recursos naturais e minerais, dos ecossistemas e habitat naturais, estes ambientes tão importantes para a saúde do planeta e do ser humano. As praticas predatória do homem visando crescimento econômico, graças ao nosso atual estilo de vida que se fundamentou no consumismo, desencadeou na criação de uma sociedade destrutiva que não possui responsabilidade ambiental, ou pouco se sabe sobre o assunto. Com os novos centros urbanos onde se encontra a maior parte da população mundial, se distanciando da natureza, foi criado um viés ilusório de que o ser humano não depende dela para sua sobrevivência. Porem é da natureza onde o homem encontra todo o material e recurso necessário para a sua sobrevivência e desenvolvimento de suas atividades diárias.

Atualmente somos totalmente dependentes de energia elétrica para sobreviver, trabalhar, movimentar a economia, desenvolvendo atividades das mais simples ate as complexas diariamente.

Tudo depende de energia e recursos naturais na atividade econômica. O setor da construção civil mais necessita da utilização da maioria dos recursos naturais. Cerca de 75% de toda a riqueza mineral e natural é destinada a este setor, sendo o setor de extrema importância para o desenvolvimento da economia principalmente dos países subdesenvolvidos.

A construção civil tem causado grandes impactos ao meio ambiente, desde o fechamento de projetos até a sua localização e finalização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com