TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade

Por:   •  26/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade de Autodesenvolvimento

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Responsabilidade Social e Meio Ambiente

1 INTRODUÇÃO

Na minha Agenda 21 identifiquei alguns pontos que podem ser de ações simples e individual que está ao alcance de todos como:

Reciclar o lixo doméstico, reciclar o óleo de cozinha, abusar da luz natural nos ambientes, reutilizar a água da lavagem de roupas, varrer quintal e calçada ao invés de lavar, nas compras levar sacolas próprias, passar o máximo de roupa de uma só vez, em ambientes vazios manter a luz apagada, no banho fechar o registro para ensaboar-se, desligar os aparelhos das tomadas quando não estiver em uso, trocar as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes, descarte de equipamentos eletrônicos, baterias e pilhas, em locais apropriados que são encontrados em supermercados, agencias bancárias como o Banco Santander e entre outras ações.

2 DESENVOLVIMENTO

Algum tempo atrás pessoas catando e mexendo em lixos eram discriminadas, hoje vemos o quanto este serviço é útil. A companhia de limpeza urbana economiza no pagamento de inúmeros quilos que seriam depositados nos aterros e lixões. Esses materiais coletados pelos catadores evitam o consumo de matéria prima virgem – recursos naturais esgotáveis. As garrafas pets, por exemplo, são recicladas e usadas para artesanatos. Deixam de contaminar o solo, tem economia de petróleo já que é derivado do mesmo, de energia na produção de novo plástico.

O óleo de cozinha descartado no esgoto causa entupimento, que força a infiltração no solo, contaminando o lençol freático, ou atingindo a superfície. Para desentupir os canos são utilizados produtos químicos altamente tóxicos, o que acaba criando uma cadeia perniciosa. Existem diversas finalidades para o óleo de cozinha usado: produção de resina para tintas, sabão, detergente, glicerina, ração para animais e até biodiesel.

A falta de água doce é muito preocupante, e hoje estamos sofrendo com está situação. Com a falta de chuva os reservatórios estão muito baixos. Aproveite a água do enxague das roupas para: lavar outras roupas, lavar pisos, água de descarga para vaso sanitário, irrigação de gramado e jardim. Diminuindo o tempo do banho – economia de água e energia.

3 CONSIDERAÇÕES

O meio ambiente está sendo destruído pelos seres humanos. O crescimento das cidades, indústrias e os veículos causam transtornos para o ar, o solo, e as águas. O desenvolvimento é necessário, porém, devemos respeitar o meio ambiente, já que dependemos dele para sobreviver.

Referências Bibliográficas:

Disponível em www<

http.mma.gov.br/responsabilidade.socioambiental/agenda21-local

Disponível em www<

http://meumundosustentavel.com/eco-glossario/reciclagem-de-garrafas-pet/

Disponível em:<

www.lixo.com.br

Disponível em:<

http://envolverde.com.br/rse/dica-de-sustentabilidade-o-que-fazer-com-oleo-de-cozinha-usado/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (41.6 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com