TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade Com Óleo De Cozinha

Artigo: Sustentabilidade Com Óleo De Cozinha. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  649 Palavras (3 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 3

Sustentabilidade com óleo de cozinha

Conhecido como óleo de cozinha, o óleo de soja, canola ou girassol, usado em frituras, também é muito conhecido pelos males que trás a nossa saúde, como doenças do coração e cérebro. Mas não só á nossa saúde este óleo prejudica, o meio ambiente também é muito afetado quando o óleo é dispensado de forma irregular, como nos ralos da pia e no solo. Muitas donas de casa e restaurantes não tem consciência ou a mínima informação a respeito do mal que causa ao dispensar o produto com irresponsabilidade no meio ambiente.

Pensando numa forma de minimizar os danos causados com essa irresponsabilidade, criamos um projeto no qual a comunidade e os comerciantes poderão juntos construir um bairro mais sustentável.

Apresentação

Com uma população estimada em 3.664 habitantes, o bairro do Jardim Macedônia fica situado na região sul da capital do Estado de São Paulo, faz parte do distrito de Capão Redondo, mas é administrado pela Subprefeitura de Campo Limpo.

Com o crescimento da população, no bairro existem hoje muitos comércios, a maioria são bares e restaurantes. Então fizemos um levantamento do consumo de óleo de cozinha na região. Na pesquisa foi verificado que os bares e restaurantes da região dispensam cerca de 90 litros de óleo por semana, se contarmos a utilização em residências, semanalmente, este número chega a impressionantes 916 litros do produto, com boa parte, cerca de 95% dispensados de forma irregular.

A população menos favorecida também é a menos informada, portanto, com difícil acesso aos meios de reciclagem de óleo, ou por falta de informação ou irresponsabilidade.

O projeto visa diminuir, a princípio, 50% a dispensa desse produto da natureza.

Como fazer?

Com base no levantamento feito, vimos que é possível conscientizar a população de que a reciclagem do óleo de cozinha é importante, pois com seu resíduo, pode ser produzido o sabão por exemplo. Como parte da população não sabe como fazer a reciclagem, encontramos em um bairro vizinho um produtor de sabão. Este por sua vez, ofereceria descontos na compra dos produtos ás pessoas que fornecerem o óleo usado. Com a criação de um banco de dados contendo nome e endereço da pessoa, ficaria fácil a identificação no ato da compra.

Para os bares e restaurantes, uma companhia de reciclagem próxima, já está inclinada a se adaptar para receber o resíduo em grande quantidade, com isso os bares e restaurantes poderiam receber uma nova garrafa do produto fabricado por até 70% de desconto em relação ao preço do mercado.

Para que o projeto dê certo é necessário uma equipe de coleta voluntária, os voluntários seriam inclusos nos bancos de dados tanto da fábrica quanto da companhia de reciclagem, isso quer dizer que os voluntários seriam beneficiados com descontos na compra do sabão e do óleo reciclado. Com o apoio da rádio local, poderá ser anunciada a medida de reciclagem para a região, como a rádio é comunitária, isto não geraria custo algum.

O público alvo a ser beneficiado será somente a população, da qual fazem parte os comerciantes e fabricantes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com