TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de sustentabilidade na construção civil

Artigo: O conceito de sustentabilidade na construção civil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2013  •  Artigo  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  785 Visualizações

Página 1 de 2

Sustentabilidade na Construção Civil

| Autor: Syenito

Por Arqª Jealva Fonseca

Nos últimos anos uma revolução verde chegou à indústria da construção civil. Nunca se falou tanto em sustentabilidade, bem como a sustentabilidade nunca teve um papel tão importante no projeto de arquitetura e engenharia civil.

Grande parte dessa revolução verde é decorrente da tomada de consciência do efeito das ações do homem sobre o meio ambiente. Na arquitetura e na engenharia, uma gama de fatores fomentou o desenvolvimento de projetos verdes, entre eles, as novas ferramentas que a tecnologia da informação disponibilizou, permitiram que uma edificação tenha todo o seu comportamento simulado, podendo o projeto ser influenciado em vista do seu desempenho futuro, a exemplo da tecnologia Building Information Modeling – BIM.

Um projeto sustentável, vai mais além do que o aproveitamento de água de chuva, da ventilação natural e do uso da energia solar. Para receber esta credencial de empreendimento sustentável, o projeto precisa ser ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito.

Neste sentido, podemos dizer que o projeto ecologicamente correto está no uso racional de todos os recursos que o meio ambiente nos proporciona, minimizando os impactos ecológicos negativos e potencializando os positivos sobre todas as etapas (projeto, obra, entrega e manutenção). Ao tempo em que ele precisa ser economicamente viável, trazendo o justo retorno a seus acionistas e investidores no curto, médio e longo prazos.

Quanto ao projeto ser socialmente justo e culturalmente aceito, entende-se aqui o compromisso com o respeito a comunidade local bem como a disseminação do conhecimento adquirido e aplicado ao projeto, contribuindo para o crescimento de todas as pessoas envolvidas.

Para mensurar o quão sustentável é a edificação, em todo o mundo foram criados diversos modelos de certificação. No Brasil são utilizados os modelos AQUA (Alta Qualidade Ambiental) e LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), cada um com suas características especificas e normas, porém, com o compromisso de tornar o edifício mais eficiente na sua totalidade, obedecendo a critérios de avaliação a exemplo de:

• Relação do edifício com seu entorno

• Escolha integrada de produtos, sistemas e processos construtivos

• Canteiro de obras com baixo impacto ambiental

• Gestão da energia e da água

• Gestão dos resíduos de uso e operação do edifício e sua manutenção

• Conforto acústico, visual , olfativo e higrotermico (temperatura e umidade),

• Qualidade sanitária dos ambientes, do ar e da água

O papel do arquiteto e todos os técnicos envolvidos no planejamento e execução é fundamental . Mais do que uma tendência, a sustentabilidade na construção veio para ficar, sobretudo em um mercado que se torna cada dia mais competitivo e que demanda produtos mais eficientes, com vida útil mais longa e maior valor de mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com