TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade Gastronomia

Trabalho Universitário: Sustentabilidade Gastronomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  680 Palavras (3 Páginas)  •  561 Visualizações

Página 1 de 3

SUSTENTABILIDADE E A GASTRONOMIA

Segundo o site Atitudes Sustentáveis, o conceito de sustentabilidade representa "promover a exploração de áreas ou o uso de recursos planetários (naturais ou não) de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele dependem para existir”, sendo assim, temos que o objetivo do tema abordado é evitar o desperdício, conservar o meio ambiente e propagar o cuidado para com o planeta. Nesse contexto um novo campo socioeconomico surge para os envolvidos na área gastronômica.

A gastronomia sustentável se baseia em algumas diretrizes, sendo as principais, o aproveitamento máximo das matérias-primas, a consciencia no descarte de dejetos orgânicos ou não e a utilização de orgânicos, hortas ou outros meios de pouco desgaste ambiental na produção de matérias primas. Olhando com olhar preconceituoso, pode-se ter a impressão de que o negócio é inviável ou apenas um estilo de vida alternativo, entretanto o movimento não é mais um apelo vegetariano. A gastronomia sustentável é um conceito ainda muito mais amplo e promissor.

A sustentabilidade é um eficaz e rentável modelo de negócio que gera benefícios socioeconômicos e ambientais a todos os empresários e pode ser rentável para os estabelecimentos, visto que já atrai adeptos e consumidores. Segundo Sérgio Lerrer, especialista na área e autor sobre o assunto “É um diferencial, uma identidade. Os empreendedores, mesmo que ainda uma pequena parcela, estão atentos à demanda, à legislação e à responsabilidade socioeconômica e ambiental. Muitos restaurantes e bares tendem a ir nessa direção, pois os consumidores também valorizam a defesa do meio ambiente. No conceito gastronomia sustentável, os empresários e chefs devem ter o cuidado com a produção, origem e safras dos alimentos e resíduos gerados.” Segundo Lerrer, para a prática da gastronomia sustentável, o empreendedor deve se preocupar com o gerenciamento da água, gás e energia, com o destino correto e diminuição de resíduos, com compras e logísticas sustentáveis, em não desperdiçar alimentos e aproveitá-los 100% no cardápio, privilegiar produtos orgânicos, sazonais e regionais e/ou com registros de procedência. Todas as medidas citadas, geram um aumento no valor agregado do produto, o que na prática, se mostra algo aceitável pelo consumidor, afinal, a preocupação com o planeta está em alta atualmente, dando fortes indícios de que chegou para ficar.

Os benefícios da Gastronomia Sustentável para o negócio e sociedade são muitos, segundo o especialista Lerrer. “Promove a eficiência energética, pela preocupação com os recursos naturais e a forma de usá-los. Além disso, pode contribuir para redução de custos, com o gerenciamento desses recursos, com horta e produtos regionais. Para melhorar, pode fidelizar os clientes”, ou seja, a questão do investimento inicial mostra-se viável pelo fato de que a economia que o modelo sustentável irá trazer a médio e longo prazo.

Um bom exemplo de como a idéia vem se espalhando é o chefe paranaense Celso Freire que está a frente de um movimento para popularizar a gastronomia verde, atuando atualmente em 15 restaurantes de Curitiba. Criando uma campanha, em que pelo menos um dos pratos do restaurante deve seguir a idéia sustentavel, Freire,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com