TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade Ligada A Mineração

Ensaios: Sustentabilidade Ligada A Mineração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 3

Exemplo de sustentabilidade ligada a mineração

R: Conforme o sumário mineral de 2000, a produção mineral brasileira, incluindo o petróleo e gás natural, atingiu o patamar estimado em 1999 de U$ 4.8 bilhões, correspondendo a 0.9% do PIB. Este valor é bastante acrescido quando as matérias primas geradas na mineração passam pela indústria de transformação. Nesse caso, o valor estimado dos produtos minerais processados, alcançam o patamar de U$46 bilhões, ou 8.3% do PIB (sumário mineral de 2000-DNPM). A nível de informação, podemos destacas a produção das substâncias minerais utilizadas na indústria de construção no Brasil em 1999, que ultrapassou a cifra de U$ 1500 milhões.

Além dos valores gerados pela mineração à economia nacional, a grande particularidade desta atividade encontra-se na fixidez locacional dos jazimentos, eu obedecem aos condicionamentos geológicos da crosta terrestre, caracterizando a imprevisibilidade como fator predominante para as ocorrências minerais. Esta característica é muito importante no estimulo a interiorização do país. Os jazimentos não podem ser deslocados. Portanto, o empreendimento minério deverá sempre ser efetuado no local onde se encontra a jazida, fato este que favorece o crescimento urbano, principalmente nas pequenas e médias cidades.

Na Bahia podemos citar inúmeras cidades que de dependem e crescem basicamente dessa atividade produtiva, cidades tipo Jacobina, Rui Barbosa, Andorinhas, Ourolândia, Brumado, Medeiros Neto, Boquira, Brejinho das Ametistas, Santa Luz etc. que receberam os investimentos do setor mineral, passaram por modificações consideráveis no que diz respeito a infra-estrutura urbana, como a construção de hotéis, escolas, ruas, casas comerciais, aumento de residências, parques, jardins, obras de saneamento, etc. influenciando na maioria das vezes, positivamente na qualidade ambiental da cidade.

Algumas cidades foram fundadas pela iniciativa mineral, a exemplo de Lénçois (Bahia) e Ouro Preto, Diamantina (Minas Gerais)

Já outras cidades foram totalmente planejadas para abrigar a população envolvida com a mineração, entre elas podemos destacar Carajás, no Pará e Distrito Pilar (Caraíba Metais) na Bahia. Tais distritos mineiros possuem toda a infra-estrutura urbana essencial ao convívio de uma comunidade. O Distrito Pilar, por exemplo, menos conhecido que Carajás, pertence ao município de Jaguarí, na Bahia, construído no final da década de 70, para abrigar os empregados de Caraíba Metais (Produtora de Cobre), seus familiares prestadores indiretos de serviço, possui ruas asfaltadas, estação de tratamento de água e esgoto, iluminação pública, rede telefônica, drenagem pluvial, calçamento completo, 1296 casas, 152 estabelecimentos comerciais, 700 lotes urbanizados, 6 edifícios centrais, 10 escolas conveniadas com o estado, 1 hospital com 50 leitos, 2 clubes sociais, 1 estádio, 8 igrejas, 3 agências bancárias, uma sub-sede da prefeitura de Jaguari, etc; tudo isso no meio da desértica caatinga.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com