TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade Na Industria Cimentícia

Ensaios: Sustentabilidade Na Industria Cimentícia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2013  •  256 Palavras (2 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 2

A sustentabilidade no nosso segmento implica em sistemas construtivos que promovam integração com o meio ambiente, adaptando-os para as necessidades de uso, produção e consumo humano, sem esgotar os recursos naturais, preservando-os para as gerações futuras, além da adoção de soluções que propiciem edificações econômicas e o bem-estar social.

Isso significa que as construções sustentáveis devem ser concebidas e planejadas a partir de várias premissas, dentre elas, a escolha de materiais ambientalmente corretos, de origem certificada e com baixas emissões de Co2.

Entretanto o processo produtivo do cimento gera impactos ambientais e sociais, com conflitos tanto no entorno de suas áreas de fabricação, como em outras localidades, onde haja alguma relação com sua produção.

A produção de cimento gera impacto ao meio ambiente em quase todas as suas faces de produção. Embora o setor esteja cada vez mais aprimorado, com o uso de técnicas e equipamentos que geram menos problemas nas localidades em que estão inseridos, ainda há registros de danos gerados pelas fábricas em algumas regiões.

Assim está sendo na utilização de óleos vegetais como combustível, pois apresenta vantagens por ser uma fonte renovável e por sua queima não apresentar riscos ao meio Ambiente, visto que não há emissões de gases nocivos, dentre outros.

O tema da sustentabilidade é vivido de forma diferenciada em cada um dos segmentos industriais. Entretanto, alguns elementos são comuns, como por exemplo, o conjunto de ações que visam melhorar a qualidade de vida da população.

Todas essas questões serão devidamente ponderadas ao longo desse estudo, levantando dúvidas sobre o impacto do cimento e dos combustíveis alternativos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com