TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade. Preservação e saúde

Tese: Sustentabilidade. Preservação e saúde. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  Tese  •  1.581 Palavras (7 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 7

Resumo

O desenvolvimento sustentável e o futuro do planeta vêm causando muitas preocupações, e grandes debates nas conferencias no mundo, procurando buscar o equilíbrio ambiental e de toda biosfera. O desequilíbrio ambiental também esta causando graves complicações na área da saúde, grande parte dos seres vivos sofrem com tudo o que está acontecendo no nosso planeta como, poluições, desmatamentos, queimadas catástrofes ambientais. Tudo isso está ajudando a diminuir a qualidade de vida dos seres humanos, o ar esta cada vez mais seco, os alimentos possuem cada vez mais agrotóxicos, a água esta acabando e sendo poluída constantemente. Com isso pessoas estão adoecendo com mais facilidade.

Palavras- chaves: Sustentabilidade, saúde e, qualidade de vida.

Introdução

Desde o século XVll, com a revolução industrial, a natureza vem sendo colocada como um obstáculo para o desenvolvimento, o impacto no meio ambiente vem se desenvolvendo continuamente, agredindo gravemente a qualidade de vida e a saúde, grandes empresas passaram a incluir questões de ambientalismo em rótulos e propagandas.

Em 1970 o tratado internacional de Kyoto feito entre os EUA, Canadá e Rússia por serem países com grandes proporções de gases poluentes, no qual os países não concordaram, tinha o objetivo reduzir a quantidade de gases poluentes em, pelo menos, 5,2% até 2012, em relação aos níveis de 1990. Os países signatários terão de colocar em prática os planos para reduzir a emissão desses gases entre 2008 e 2012. O Protocolo de Kyoto determina seis gases cujas emissões devem ser reduzidas:

• CO2 – Dióxido de carbono

• N20 – Óxido nitroso

• CH4 – Metano

• HFC - Hidrofluorcarboneto

• PFC – Perfluorcarboneto

• SF6 - Hexofluor Sulfuroso

Esses gases são totalmente prejudiciais a saúde agredindo a em diferentes pontos, facilitando aos adoecimentos pulmonares e respiratórios.

De acordo com Dallas( ), “ A exploração dos recursos naturais expõe o planeta à vulnerabilidade como procede à alteração de clima e , o resultado disso pode ser perca de toda a realização da humanidade. As mudanças climáticas provocadas pelos alto níveis de dióxido de carbono na atmosfera, pode destruir o ecossistema e causar diversos danos a vida, diminuindo a qualidade de vida de milhões se pessoas.

O que muda na gestão ambiental após as conferências?

A gestão ambiental está diretamente ligada com os problemas ambientais que vem afetando e preocupando a todos os países, para não afetar ainda mais a degradação do meio ambiente os países urgentemente começaram a criar eventos e conferencias internacional a fins de tentar salvar o meio ambiente, através da sustentabilidade melhorando a qualidade de vida, tais como.

ECO – 92 realizado nos dias 3 e 4 de junho de 1992, um grande evento que teve um caráter especial em razão da presença maciça de inúmeros chefes de estados, demonstrando assim a importância da questão ambiental no inicio dos anos 90. Que teve como objetivo discutir os problemas ambientais existentes e suas possíveis conseqüências, além de ter feito uma análise dos progressos realizados desde a primeira conferência realizada em Estocolmo. Foram aprovadas duas convenções durante o Eco-92: uma sobre biodiversidade e outra sobre mudanças climáticas. Outro documento muito importante assinado durante o evento foi a Agenda 21, um plano de ação e metas com 2.500 recomendações sobre como atingir o desenvolvimento sustentável. Segundo esse documento, o qual defende a ajuda dos países desenvolvidos àqueles em desenvolvimento, a conservação ambiental do planeta não pode ser alcançada sem a erradicação da pobreza e a diminuição das desigualdades sociais.

Rio + 20 aconteceu no Rio de Janeiro, de 13 a 22 de junho. Ela é chamada assim porque vai dizer o que queremos para o futuro da humanidade, mas também marca os 20 anos da Rio92 ou ECO92. Esta é uma conferência símbolo no mundo todo, pois trouxe a discussão sobre ambiente para o dia a dia das pessoas. Reciclagem de lixo, preocupação com poluição e desmatamento da Amazônia, incentivo para a economia de água são algumas atitudes comuns hoje que tiveram grande projeção nesta época.

As negociações oficiais e os mais de mil eventos paralelos irão reunir governos, empresas, ONGs, acadêmicos e movimentos sociais para identificar soluções e metas para enfrentar os desafios globais urgentes, como a falta de acesso a energia e água potável, oceanos esgotados, insegurança alimentar, as crescentes desigualdades e cidades em rápida expansão. Eles também decidirão formas de impulsionar a sustentabilidade corporativa, criação de empregos verdes, avançarem o papel da ciência e inovação, fechar lacunas tecnológicas, gerar o financiamento necessário e melhorar mecanismos de cooperação internacional.

Na saúde do Estado da Saúde de São Paulo premiou 26 projetos voltados a preservação do meio ambiente e iniciativas sustentáveis implementados por serviços de saúde em todo o Estado. O objetivo do premio “Amigo do Meio Ambiente”, criado em 2010 pela Secretaria Estadual de Saúde, é incentivar práticas sustentáveis nas instituições públicas de saúde. Segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, um dos projetos premiados, do Hospital das Clinicas de São Paulo (FMUSP), uma ação que envolve pacientes e funcionários da instituição em uma atividade que uniu sustentabilidade e solidariedade na semana do meio ambiente de 2010 onde o hospital implantou um posto de coleta de filmes de radiografias descartadas. A iniciativa coletou cerca de uma tonelada e meia do material que foi encaminhado ao Fundo de Solidariedade do Estado para ser reciclado.

No Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto o projeto foi erradicar a utilização de mercúrio líquido, meta atingida há dois meses. Todos os equipamentos médicos como, medidores de pressão e termômetros, que continham a substância foram substituídos por aparelhos digitais. Os materiais substituídos foram descartados por uma empresa especializada obedecendo todas as normas ambientais.

Preservação e saúde

De acordo com o autor (Couto, 2012). “No entanto, com o verde na moda muitas empresas se aproveitaram disso para associar suas marcas à responsabilidade ambiental.” Sustentabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com